Pira 35: agenda entra na fase final de debates e estruturação das propostas
Penúltima reunião aconteceu ontem, 14/01, na Escola Estadual Professor José Mello de Moraes, no bairro São Judas
A Agenda Pira 35 entrou na reta final de seu processo participativo, com a realização, ontem, 14/01, da penúltima reunião, que aconteceu na Escola Estadual Professor José Mello de Moraes, no bairro São Judas. O encontro marcou o avanço para a fase de estruturação das propostas que irão compor o planejamento estratégico do município para os próximos anos. A última reunião está agendada para o dia 28/01.

Nesta etapa final, os trabalhos estão concentrados na consolidação dos planos e propostas discutidos nos grupos. Todos os coordenadores já receberam os relatórios técnicos elaborados pelo Pecege, que reuniram os diagnósticos de cada área temática, e cerca de metade das ações já está consolidada.

“Avançamos de forma significativa na organização e no detalhamento das propostas construídas pelos grupos ao longo do processo participativo, preparando esse material para sua conclusão, estruturando, assim os programas e ações que vão orientar o planejamento do município até 2035”, disse a secretária municipal de Turismo e coordenadora da Agenda Pira 35, Clarissa Quiararia.
Como exemplo do andamento dos trabalhos, o eixo de Agricultura e Abastecimento já passou pelas etapas de diagnóstico e elaboração de programas, estruturadas em quatro grandes temas: sustentabilidade, apoio à produção, infraestrutura e interação entre campo e cidade. As discussões envolveram desde questões relacionadas à adequação ambiental rural e segurança hídrica até ações de fortalecimento das cadeias produtivas, agricultura familiar, manutenção de estradas rurais e integração entre produtores e consumidores.
“O desenvolvimento dos trabalhos do eixo da Agricultura e Abastecimento tem sido uma experiência muito positiva. Estamos contando com a participação de uma grande diversidade de entidades e representantes da sociedade civil, em conjunto com os técnicos da Secretaria envolvidos em cada um dos programas. Essa construção coletiva nos permite elaborar uma agenda alinhada às reais demandas de uma área tão transversal como a Agricultura e o Abastecimento”, explicou a assessora da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Paola Mandetta Tokumoto.
Ela ainda explicou que, para garantir a participação efetiva de todos os representantes, foram desenvolvidos métodos e estratégias que otimizam os trabalhos, possibilitando um aprofundamento qualificado em cada um dos 14 eixos e programas que compõem a Agricultura e Abastecimento.
Dentro desse eixo, também foram debatidas propostas como o fortalecimento de feiras livres e varejões municipais, do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), do Selo Local de Alimentos de Piracicaba (Selapir) e da cozinha experimental, além da estruturação e desenvolvimento do turismo rural. Os diagnósticos foram realizados entre outubro e novembro de 2025, e a elaboração dos programas segue até o final de janeiro de 2026.
O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Piracicaba, Ademir de Lucas, contou que as reuniões da agenda Pira 35 têm sido proveitosas. “Os encontros têm contribuído para levantar os principais problemas que encontramos no setor agrícola, no setor rural. Mas a expectativa é que, a partir desse planejamento, a Administração utilize todo esse levantamento como um norte para guiar as ações, em todos os setores. Se for bem utilizado, acredito que vai ter um sucesso muito grande, beneficiando a população”, disse.

METODOLOGIA – Os planos e ações discutidos ao longo dos encontros serão organizados em curto prazo (2026 a 2028), médio prazo (2029 a 2031) e longo prazo (2032 a 2035). O documento final da Agenda Pira 35, reunindo todas as propostas, tem lançamento previsto para março de 2026.
Durante a Agenda Pira 35, os participantes são organizados em grupos temáticos que discutem áreas como assistência social, agricultura e abastecimento, desenvolvimento econômico, educação, habitação e gestão territorial, meio ambiente, saúde, esporte, turismo, cultura, segurança pública, emprego e renda, entre outras.
Os encontros acontecem nas salas da escola, com a participação de gestores públicos que atuam como coordenadores e assessores, além de relatores, em parceria com o instituto educacional Pecege. Cada grupo define sua própria dinâmica de trabalho, realizando inicialmente o diagnóstico das áreas e, na sequência, a proposição de planos e ações voltados aos objetivos estratégicos do município.
COORDENAÇÃO – A Comissão Coordenadora da Agenda Pira 35 é formada por Francisco Duarte e Clarissa Quiararia, como representantes do Poder Público e Sergio Furtuoso e Clovis Vaz, representando a Sociedade Civil. Já os integrantes da Secretaria-Executiva são os secretários municipais José Luiz Ribeiro (Trabalho, Emprego e Renda), Reinaldo Pousa (executivo de Transportes Internos), e Thais Fornicola Neves (Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio). Outras informações sobre a Agenda Pira 35 estão disponíveis nos contatos agendapira35@piracicaba.sp.gov.br e (19) 9.9834-4697 (WhatsApp).
