Plano prevê o planejamento de métricas e objetivos a serem alcançados nos próximos 16 anos

Como parte do cronograma de ações do Plano de Desenvolvimento Estratégico Pira 2040, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo (Semgov), disponibiliza a pesquisa Visão de Futuro, como forma de conhecer a opinião pública, registrando ideias e aspirações para os próximos 16 anos de Piracicaba. A pesquisa é online e seu preenchimento é livre: basta acessar o link https://bit.ly/participe-pira2040.

O Pira 2040 foi lançado no último dia 26/06, pelo prefeito Luciano Almeida e a titular da Semgov, Tássia Espego, junto de representantes da FIA (Fundação Instituto de Administração), responsável pela elaboração do escopo do plano. Prevê o planejamento de métricas e objetivos a serem alcançados nos próximos 16 anos, nos âmbitos socioeconômico, territorial, ambiental e da gestão pública eficiente.

O escopo e o cronograma do Plano engloba formação de grupo de acompanhamento e pesquisa, diagnóstico municipal, estruturação do planejamento estratégico, apresentação oficial do plano e entrega da minuta do Pira 2040, que está prevista para outubro deste ano.

Para percorrer todas as etapas, o Pira 2040 fará oficinas em bairros e audiências públicas, para alinhamento de todo o conteúdo com a sociedade piracicabana.

O Pira 2040 visa atender os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU e também considera mudanças de cenário ocorridas na cidade nos últimos anos, como a pandemia de Covid-19 e as mudanças climáticas.

Os principais objetivos do Plano de Desenvolvimento Estratégico são: fomentar o debate amplo na sociedade de Piracicaba, estimulando a interlocução entre diferentes setores e a administração pública; traçar cenários de futuro que orientem discussões no médio prazo e a revisão de planos setoriais e planejamento orçamentário; prover instrumentos adicionais de gestão que otimizem a transparência e o controle social e os resultados da aplicação de recursos; e orientar os próximos passos do planejamento municipal através de diretrizes alinhadas com a visão de futuro e objetivos estabelecidos.

Além disso, o conceito aplicado no Pira 2040 abrange a definição participativa de Visão de Futuro para a cidade, bem como os objetivos de longo prazo. Além disso, considera também a definição de eixos para o planejamento por meio da indicação de diretrizes e projetos relevantes e o aumento da eficiência da gestão pública a partir das metas.

Todas as informações complementares sobre o Plano de Desenvolvimento Estratégico 2040 podem ser conferidas em: https://piracicaba.sp.gov.br/pira2040/.