Pioneirismo de Piracicaba na coleta de resíduos e tratamento de esgoto é destaque em seminário
O pioneirismo de Piracicaba em ser umas das primeiras cidades do país a ter uma Central de Tratamento de Resíduos Sólidos e também em tratar 100% do esgoto coletado foi destaque na manhã de hoje, na abertura do Seminário e Mostra Cidades Inteligentes, no Engenho Central. O evento termina nesta quinta-feira, com ampla programação conduzida por palestras, abordando diversos temas.
O evento, que contou com a participação do prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, reuniu representantes de autarquias municipais, vereadores, empresas, governo e representantes de diversos setores da iniciativa privada, a fim de estimular o debate sobre a gestão de projetos para cidades inteligentes. Os temas abordados são energia, saneamento, resíduos e tecnologia, apresentados para a macrorregião Aglomeração Urbana. 
No caso da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, Piracicaba é uma das primeiras cidades do país a atender todas as normas da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O espaço, localizado no bairro Palmeiras-rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147), ocupa uma área de 600 mil metros quadrados, resultado da parceria público-privada firmada entre o município e a empresa Piracicaba Ambiental, aprovada pela Câmara de Vereadores em 2012.
Em relação ao tratamento de 100% do esgoto coletado, a marca foi alcançada com o funcionamento de 29 Estações de Tratamento de Esgoto e 42 Estações Elevatórias de Esgoto. Entre as principais ETE's são: ETE Piracicamirim, que fica na rodovia Luiz de Queiroz (SP- 304), na saída 159, atendendo a uma população de 135 mil habitantes, e a ETE Bela Vista, que funciona na Estrada Municipal PIR-173, Bairro Gran Park, que atende a 165 mil habitantes.
O prefeito Barjas Negri afirmou que, assim como Piracicaba, que tem ações consideradas modelos de gestão pública, os outros municípios médios que integram a Aglomeração Urbana também têm exemplos que devem ser compartilhados com os demais integrantes.
Barjas destacou a importância do evento para que sejam discutidas novas propostas de melhorias do espaço público. "Um seminário como esse é de extrema importância para que as novas tecnologias nas áreas de saúde, gestão, transporte, iluminação pública e saneamento, sejam apresentadas e discutidas, afinal, uma cidade acessível e desenvolvida só pode ser feita com a troca de conhecimento e este seminário reúne diversos profissionais com visões inovadoras", disse.
PROTAGONISTA – O senador italiano Fausto Longo, ressalta que Piracicaba é protagonista, tendo tido experiências bem-sucedidas nas áreas de saneamento e destinação de resíduos e ganha muito em realizar este seminário, no sentido de tentar agregar conhecimento com os municípios integrantes do Aglomerado Urbano. "Quando você propõe incorporar novas tecnologias para facilitar a vida do cidadão e baratear o custo da gestão pública, já é extremamente importante".
Fausto Longo destaca que essa iniciativa da cidade em atrair as outras prefeituras para tentar criar essa visão de que podemos ser uma região forte se trabalhada de forma coordenada, é positiva, "principalmente para os consórcios internacionais, que para atender uma ou outra cidade, o tamanho pode não ser atrativo do ponto de vista financeiro. Mas quando se tem um conjunto de cidades que soma 1 milhão e 400 mil habitantes, podem passar a ser, em termos de dimensão econômica, bastante atraente". Luigi Longo, organizador do seminário, destaca que Piracicaba é a capital da aglomeração urbana e sendo a maior cidade desse conjunto, tem uma representatividade e responsabilidade de ajudar os municípios que a integram, a resolver seus problemas mais complicados, para melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos da região.
Para o município ser considerado uma cidade inteligente, pontua Luigi, o principal ponto é o gestor público, o prefeito e seus secretários. "Cidade inteligente é aquela que prioriza e faz mais com menos".
Programação – 9/02 – quinta-feira
9 de fevereiro
9h às 9h30 – Café 9h30 às 10h30 – Painel Energia (composição da mesa) – Vitor Amuri – Viabilidade jurídica em PPP de energia – ONNO – LED Tecnologia – Paulo Boschiero – URBELUZ- Viabilidade e gestão em PPP de iluminação pública – Mediador – Julio Zogbi
12 horas – Mostra 13h às 14h30 – Almoço 14h30 às 16h – Painel Saneamento (composição da mesa) – Rogério Tavarez – Viabilidade econômica em PPP de saneamento – Fernando Humphreys – Águas do Mirante- Viabilidade e gestão em PPP de saneamento – Francisco Lahóz – Secretário Executivo da PCJ – José Rubens Françoso – Presidente do Semae Piracicaba
– 16h às 16h30 – Café
– 16h30 às 17h30 – Painel Tecnologia (composição da mesa) – Alexandre Domeque – Tecnologia na gestão de compras – Adilson Haroldo Piveta – Sistema SIMMSP- Emplasa – Panasonica-Case Fujisawa SST – Roberto Erhardt – Erhardt projetos acústicos – Adriano Barcelos – Saúde Controle – Wilson Guidotti – Usina de Inovação – Gustavo Zan – Matec – Mediador – Vitor Amuri
