Portal do Município de Piracicaba

Pinacoteca Municipal recebe a exposição Vozes pela Floresta

Promovida pelo Coletivo 21, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, mostra que traz reflexões sobre florestas pode ser visitada até 23/11, com entrada gratuita

Por CCS / Publicado em 17/10/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.
A imagem exibe uma instalação de arte em uma galeria. No centro do espaço, um grande tapete circular em forma de espiral é feito de diferentes tipos de terra e pedrinhas, criando um contraste visual e textural. Ao fundo, pendurado em uma parede branca, há um longo painel têxtil composto por diversos retalhos de tecidos coloridos e texturizados, com padrões abstratos e figurativos. Em outra parede, há uma série de pinturas menores, predominantemente em tons de laranja e marrom, com algumas peças em tons verdes. À direita da imagem, um tecido translúcido com uma estampa de árvore e folhagens cria uma cortina, adicionando profundidade e um elemento natural à composição. O piso da galeria é de madeira clara, complementando o ambiente.
Exposição Vozes da Floresta está na Pinacoteca Municipal

Amanhã, sábado, 18/10, às 13h, a Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, no Engenho Central, abre a exposição Vozes pela Floresta, do Coletivo 21, que ficará disponível para visitação gratuita até 23/11. A mostra cultural tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A proposta da exposição Vozes pela Floresta é trazer como conceito o processo de vida e morte que perpassa as florestas do mundo. As obras configuram uma janela de mundo que atravessa a floresta como objeto de arte e por seu significado na vida do planeta. A expectativa é gerar reflexões produtivas que se transformem em iniciativas concretas em relação à preservação da natureza.

A exposição conta com 31 trabalhos realizados de forma coletiva com 16 artistas visuais, oriundos de diferentes localidades e mostram suas reflexões e visões sobre a floresta de forma interativa. Integram a mostra os artistas Andrea Antonon, Andreia Reis, Antônio Carlos Lima, Clara Infante, Dea Homsi, Elisa Wuo, Jacy Bastos, Jussi Szilágyi, Luisa Libardi, Luzia Velloso, Michaela AF, Rosane Gauss, Tamara Roman, Vera Sallaberry, Zizi Pedrossa e Zucapaula.

A imagem exibe uma instalação artística suspensa em um espaço interno, possivelmente um museu ou galeria. Elementos que se assemelham a folhas, feitos de materiais diversos como papel, tecido e talvez plástico, estão pendurados por redes finas, lembrando redes de pesca. As "folhas" apresentam uma variedade de cores e texturas, com tons de marrom, laranja, bege, verde e branco, algumas com padrões intrincados ou translúcidas. Elas estão dispostas em diferentes alturas, criando uma sensação de movimento e leveza. A estrutura do edifício, com vigas metálicas aparentes no teto e corrimãos vermelhos, sugere um ambiente industrial ou adaptado para exposições. No chão, há mais elementos decorativos, também em formato de folhas e com representações de água, que complementam a instalação aérea. A iluminação, vinda de cima, realça as formas e cores da obra.
Exposição Vozes da Floresta está na Pinacoteca Municipal

 SERVIÇO – Abertura da exposição Vozes pela Floresta, do Coletivo 21. Amanhã, sábado, 18/11, das 13h às 16h, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, à Av. Maurice Allain, 454, Armazém 14ª – Engenho Central. Visitação: até dia 23/11, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.