Adoniran Barbosa carrega o título de maior sambista paulista de todos os tempos, autor de sucessos como Trem das Onze e Saudosa Maloca. Sua vida e obra, sempre com a cidade de São Paulo como pano de fundo de suas canções e radionovelas, é o foco do filme/documentário Adoniran – Meu Nome é João Rubinato, que será exibido neste sábado, 22/06, às 19h, na área externa da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, no Armazém 14A do Engenho Central. A entrada é gratuita.

A sessão gratuita de cinema na Pinacoteca Municipal é uma realização da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Misp (Museu da Imagem e Som de Piracicaba) em parceria com o Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som).

Por meio de imagens de arquivos raras e nunca vistas antes, o compositor e cantor paulistano, que faleceu em 1982, é redescoberto pelo público nesta produção originalmente lançada em 2018, com direção e roteiro de Pedro Serrano.

Como sugere o título, o documentário concentra-se especialmente na vida pessoal de Adoniran. As canções estão presentes, é claro, como Saudosa Maloca e Trem das Onze, e são entoadas em mais de uma ocasião.

Adotando uma estrutura linear e convencional – uma sucessão de entrevistas e imagens de arquivo – o diretor Pedro Serrano resgata episódios cômicos na televisão, no cinema e nos bastidores das rádios. Conversa com familiares e amigos, sempre dispostos a revelar algum comportamento inesperado do músico nos shows e nos bares.

SERVIÇO – Sessão de Cinema na Pinacoteca com o filme Adoniran – Meu Nome é João Rubinato. Sábado, 22/06, às 19h, na área externa da Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. No Armazém 14A do Parque do Engenho Central. Avenida Maurice Allain, 454. Classificação: 12 anos. Entrada gratuita. Informações: (19) 3412-3770 ou (19) 3412-3772.