Pinacoteca Miguel Dutra divulga regulamento do 9º Salão de Aquarelas
Comissão organizadora recebe inscrições até 15 de março e oferece prêmio aquisitivo de R$ 8 mil
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, deu início ao período de inscrições para o 9º Salão de Aquarelas. A iniciativa, já consolidada no calendário artístico do município, convida artistas de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 15 de março, às 23h59 (horário de Brasília), exclusivamente pelo formulário disponível no link https://forms.gle/JxerzHjC66SsufYJ7. O regulamento completo e demais informações estão disponíveis no site www.pinacoteca.piracicaba.sp.gov.br

QUEM PODE PARTICIPAR – Podem se inscrever artistas maiores de 18 anos, residentes em qualquer região do país. Serão aceitas candidaturas individuais e também de coletivos, desde que os trabalhos sejam executados exclusivamente em aquarela. No caso de autoria coletiva, um representante deverá preencher o formulário com seus dados pessoais, indicar o nome artístico do grupo e identificar os demais integrantes nos campos correspondentes. O regulamento permite que artistas participem simultaneamente de diferentes grupos ou também de forma individual.
REGRAS E CRITÉRIOS – Cada participante poderá inscrever de três a cinco obras inéditas, que não tenham sido exibidas anteriormente em exposições públicas, em qualquer localidade, exceto em publicações virtuais. As produções devem ter sido realizadas a partir de 2024 e ser de autoria e propriedade do artista inscrito. As imagens das obras devem ser enviadas em alta resolução, reunidas em arquivo PDF, contendo nome do artista, título, ano de produção, técnica utilizada e dimensões. As inscrições que não atendam às especificações previstas em regulamento serão automaticamente desclassificadas.
ETAPAS DE SELEÇÃO – O processo de avaliação será conduzido por uma Comissão de Seleção e Premiação composta por três especialistas de reconhecida atuação no cenário artístico nacional, indicados pela Secretaria Municipal da Ação Cultural e designados conforme o Decreto nº 21.000/2026. A Comissão Organizadora é formada por Allan Lourenço, Fernanda Provinciatto, Gracia Nepomuceno, Renata Gava e Silvia Dionisio. A seleção ocorrerá em duas fases: a primeira, com base nas imagens enviadas no ato da inscrição; a segunda, a partir da análise das obras físicas finalistas, que integrarão a exposição oficial do Salão.
RECONHECIMENTO – Os artistas selecionados concorrerão ao Prêmio Aquisitivo Prefeitura Municipal, no valor de R$ 8 mil, além de Menções Honrosas e do Prêmio Capa, que garante à obra vencedora destaque na capa do catálogo e nos materiais gráficos da mostra.
O secretário municipal de Cultura, Carlos Beltrame, destaca a importância do evento para o fortalecimento da produção artística contemporânea. “As edições anteriores registraram ampla participação de artistas de diferentes estados brasileiros, consolidando o Salão como espaço de valorização da aquarela e de projeção nacional dos talentos envolvidos A realização de mais uma edição reafirma o compromisso da Prefeitura e de gestão do prefeito Helinho Zanatta com a cultura e as artes visuais, ampliando a visibilidade de Piracicaba no cenário artístico nacional”, destaca.
AQUARELA – Técnica milenar, a aquarela se caracteriza pelo uso de pigmentos dissolvidos ou suspensos em água, aplicados, em geral, sobre papel de alta gramatura. No entanto, outros materiais também podem ser utilizados, como tecido, madeira, couro e tela.
SERVIÇO – Inscrições para o 9º Salão de Aquarelas. Até 15 de março, às 23h59, pelo formulário https://forms.gle/JxerzHjC66SsufYJ7. Acesse o regulamento completo em www.pinacoteca.piracicaba.sp.gov.br.
