A Prefeitura do Município de Piracicaba, por intermédio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, e o Lions Clube Piracicaba – Campestre firmaram convênio nesta terça-feira, dia 16, que trata do projeto Adote uma Obra, visando a preservação do acervo artístico da Pinacoteca Municipal “Miguel Archanjo Benício Assumpção Dutra”.

Segundo a diretora da Pinacoteca, Darci Libardi, o convênio tem por objetivo efetuar, mensalmente, a troca de molduras e vidros das obras artísticas que compõem o acervo do espaço cultural. Para a execução do serviço, a Pinacoteca deverá encaminhar as obras para a empresa Dikas Molduras, para orçamento prévio. O serviço será liberado para execução após a aprovação do Lions Clube Piracicaba. De acordo com Darci, a execução das trocas do emolduramento das obras manterá os padrões dos originais.

Para a secretária da Ação Cultural Rosângela Camolese, esta parceria é de grande importância para a Prefeitura, pois se trata de uma iniciativa conjunta com uma instituição que reconhece o valor do investimento em obras culturais, “um exemplo que pode ser seguido por muitos em prol da arte piracicabana”.

A primeira ação por meio do convênio será a recuperação das obras:

Miragem e Luz e Movimento – Serigrafias de Dora Longo, Prêmios Aquisitivos no IV Salão de Arte Comtemporânea (1971);

Paisagem – Óleo sobre tela de João Egydio Adâmoli (Joça Adâmoli), Prêmio Aquisitivo no XX Salão de Belas Artes (1972);

Variação sobre o mesmo tema – Gravura em metal de Nélson Cury, Prêmio Aquisição no XV Salão de Arte Contemporânea (1982);

Adriana vem vindo – Fotografia de Maria da Graça Lara Dias, Prêmio Aquisitivo no VIII Salão de Arte Contemporânea (1975).