Pianista Eudóxia de Barros faz recital no Teatro Dr. Losso Netto
O palco da Sala 1 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto recebe a pianista Eudóxia de Barros na noite de hoje, terça-feira, 06/09, às 20h. O recital, com obras de Bach, Chopin, Schubert e Ernesto Nazareth, entre outros, terá entrada gratuita, mas quem quiser pode doar um quilo de alimento, que será encaminhado a famílias em vulnerabilidade social. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.
Nascida em São Paulo, em 18 de setembro de 1937, Eudóxia de Barros estudou piano com Mathilde Frediani e Karl Heim. Em 1953 foi uma das vencedoras do concurso para solista da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência de Eleazar de Carvalho. Seguiu para Paris, onde estudou com Pierre Sancan, Christianne Sénart, com o russo Pyotr Kostanoff e Lazare Levy.

A pianista Eudóxia de Barros
Retornou ao Brasil em 1959 e tornou-se aluna de Guilherme Fontainha, Camargo Guarnieri e Osvaldo Lacerda. Aperfeiçoou-se nos EUA com Olegna Fuschi e Howard Aibel, entre 1965 e 1967, ocasião na qual deu aulas na North Carolina School of Arts. Na Alemanha, entre 1969 e 1970, estudou com Walter Blankenheim. Aqui no Brasil teve ainda os eméritos professores Roberto Sabbag, Sebastian Benda, Arnaldo Estrella e Yara Bernette.
Apresentou concertos em várias cidades americanas, como Nova York, Washington, Houston, Winston Salem, Miami, Chicago e Asheville, em importantes salas como a National Gallery of Art, no Town Hall e no Carnegie Hall. Foi solista à frente da Orquestra Sinfônica de Cleveland, sob a regência de José Serebrier. Sua carreira internacional a levou para concertos em Paris (Salle Gaveau), Suíça, Inglaterra, Portugal, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Panamá e México.
No Brasil foi solista à frente de várias orquestras como a Osesp (Sinfônica do Estado de São Paulo, Sinfônica Municipal de São Paulo), Sinfônica de Santo André, Sinfonia Cultura, Sinfônica da USP, Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica Brasileira, Petrobrás Sinfônica, entre outras.
Possui extensa produção fonográfica, com destaque para a gravação do Concerto nº 2 para piano e orquestra, de Camargo Guarnieri, sob a regência do compositor, à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira. Outros registros importantes são os da obra de Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu, Eduardo Souto, Osvaldo Lacerda e muitos outros compositores brasileiros. Disposta a mostrar ao mundo todo seu conhecimento, gravou mais de 30 discos, 2 DVD's e publicou, em 1979, o livro Técnica Pianística.
SERVIÇO – Recital de Piano com Eudóxia de Barros. Hoje, terça-feira, 06/09, às 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Duração 75 minutos. Ingressos: Entrada gratuita, sendo opcional a doação de 1 kg de alimento não-perecível. Retirada 1 hora antes do espetáculo| Classificação: 7 anos.
