A Petrobras, Prefeitura de Piracicaba e Oscip Pira 21 assinaram nesta manhã, no Casarão do Turismo, convênio para realização de mais uma fase do Projeto Beira-Rio. O aporte da Petrobrás será de R$ 2 milhões.

Com este aporte, serão feitas intervenções entre a Passarela Pênsil e a Ponte do Mirante. As obras para este trecho compreendem a transformação em mão única de direção da Avenida Beira-Rio, alargamento das calçadas e serviços de paisagismo.

Durante a solenidade de assinatura, o prefeito Barjas Negri fez questão de lembrar que a cidade e o poder público vem há anos realizando intervenções para requalificação das margens do Rio Piracicaba e a reaproximação da população com seu rio e que com mais este aporte da Petrobrás e as intervenções que a Prefeitura também fará, já serão R$ 10,6 milhões de investimento. Além disso Barjas lembrou que intervenções importantes, na outra margem do Piracicaba, vem sendo feitas, qualificando toda orla do Piracicaba, como as obras realizadas no Engenho Central, entre elas, o novo teatro que está sendo construído.

O Gerente de Comunicação Institucional da Regional São Paulo-Sul da Petrobras, José Barbosa,reafirmou a importância ambiental do Projeto Beira-Rio e ressaltou o compromisso da Petrobras nas áreas Ambiental, Social, Cultural e Esportiva. “A Petrobras tem uma preocupação muito grande com projetos ambientais e esse espaço em Piracicaba tem dois elementos fundamentais que condizem com as políticas da Companhia: a preservação do meio ambiente e do Rio Piracicaba e a questão da importância social que este ambiente traz para a população da cidade e da região”.

O Secretário Executivo da Oscip Pira 21, Marcelino Sacchi, externou o contentamento da Pira 21 por ser parceiro mais um vez nesta empreitada, já que o projeto coaduna com os princípios da Agenda 21preconizados pela Oscip.

O Diretor-presidente do Ipplap, João Chaddad lembrou da importância dos rios para a formação das cidades e como no decorrer da história estas mesmas cidades deram as costas para eles. Ele explicou que Piracicaba, porém, tem seu diferencial, pois há algumas décadas vem restabelecendo seu vínculo com seu rio e que a realização do Beira-Rio é um símbolo desta nova relação.

Para além do patrocínio da Pertrobras, a Prefeitura também faz investimentos em mais uma fase do Beira-Rio. Já está licitado e será iniciado em breve o trecho imediatamente anterior do trecho patrocinado, que compreende intervenções no trecho da Avenida Beira Rio entre a Rua São José e a Rua Prudente de Moraes. As obras empenhadas incluem a transformação da Avenida Beira Rio em mão única de direção, sentido Ponte do Mirante-Morato, alargamento da calçada, demolição do muro de arrimo e a retirada do aterro que encobre a casa do Povoador e a execução de um largo em frente à Casa do Povoador.

A totalidade deste trecho continua a seguir as premissas do Projeto, como prevalência do pedestre, incluindo condições para acessibilidade dos portadores de necessidades especiais, recuperação dos patrimônios natural e construído, a manutenção dos usos consolidados, o dado cultural como elemento definidor.

O projeto Beira-Rio vem sendo desenvolvido desde 2001 e tem como elemento chave a reaproximação da população com o Rio.

Como nos outros contratos firmados com a Petrobras (R$4milhões para requalificação da Rua do Porto e R$ 2 milhões para remodelação da Avenida Beira Rio/Largo dos Pescadores), a responsabilidade pela elaboração dos projetos e da fiscalização da Obras será da Prefeitura e a gestão dos recursos será feita pela Oscip Piracicaba 21, antiga Piracicaba 2010.

Com a execução de mais estas etapas (com investimentos da Prefeitura de Piracicaba e da Petrobrás), o primeiro trecho da margem esquerda do Projeto Beira-Rio se completa, com melhorias urbanísticas e ambientais numa área pública altamente relevante tanto histórica e ambientalmente quanto cultural e socialmente, consistindo num importante polo turístico do município.