A Petrobrás confirmou na tarde de ontem, em reunião entre o gerente de comunicação institucional da Petrobras, José Aparecido Barbosa e os representantes de Piracicaba (João Chaddad – Ipplap, Caio Tabajara – Ipplap, Artur Ribeiro – Semob, João Carlos Maranha – Piracicaba 2010 – e Gustavo Herrmann- Câmara de Vereadores), a destinação de R$ 4 milhões para a execução da 2ª etapa do Projeto Beira-Rio.
Segundo o diretor-presidente do Ipplap, João Chaddad, na reunião de ontem foi ratificado o aporte anunciado em setembro e ficou definido que novas reuniões acontecerão para definir cronograma de desembolso. Chaddad afirmou que a obra deve começar por volta de abril e junho de 2007 e que pode ser feita em etapas.
Parte da 2ª etapa já está sendo realizada com recursos próprios da Prefeitura. Nesta fase os serviços estão restritos à Avenida Beira Rio, entre a rampa de barcos e a Rua do Porto. Estão sendo executados o alargamento da calçada, melhoria do passeio, demolição do guarda-corpo existente e qualificação do paisagismo.
Mais um prêmio para o Projeto Beira-Rio
Juntamente com a notícia do aporte de recursos destinados à 2ª etapa do Projeto Beira-Rio, a obra de requalificação da Rua do Porto – 1ª etapa do projeto Beira-Rio – recebeu na noite de ontem o Prêmio Prisma, na categoria paisagismo. O Prêmio Prisma, outorgado pela Mandarin Comunicação, está em sua 2ª edição e tem a intenção de homenagear arquitetos e paisagistas de todo o Brasil reconhecendo a importância do projeto no desenvolvimento de uma boa obra, com o intuito de divulgar àqueles que utilizaram produtos pré-fabricados de concreto, como blocos e pisos intertravados.
Este é o 4º prêmio recebido pelo projeto, entre a obra implantada e os projetos arquitetônicos em si. O primeiro deles foi o III Prêmio Monções de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, na categoria Instituições Públicas, recebido em 2004, concedido pela Gazeta Regional de Piracicaba e Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’, ESALQ/USP. Os outros dois foram concedidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo, também em 2004. A Requalificação da Rua do Porto (1ª etapa do Projeto Beira-Rio) recebeu o prêmio como obra de urbanismo implantado e o projeto Largo dos Pescadores e Casa do Povoador (2ª etapa do Projeto Beira-Rio), menção honrosa enquanto projeto de urbanismo.