Portal do Município de Piracicaba

Pessoas com Deficiência – 03 de dezembro

Por Comunicação Social / Publicado em 30/11/2017
Tempo de leitura: 3 minutos.

Esse ano de 2017, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro, tem o seguinte tema, definido pela ONU: “Transformação rumo a uma sociedade sustentável e resiliente para todos”

O tema foca as condições que possibilitam transformações estruturais rumo à sociedade inclusiva para pessoas com deficiência conforme esta prevista na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e aqui no Brasil, na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, de 2015.

Quando o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi proclamado em 1992 tinha como objetivo promover os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade e do desenvolvimento, e também para aumentar a conscientização sobre a situação das pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida política, social, econômica e cultural.

A agenda de 2030 compromete-se a "deixar ninguém para trás". As pessoas com deficiência, como beneficiárias e agentes de mudança, podem acelerar o processo de desenvolvimento inclusivo e sustentável e promover uma sociedade resiliente para todos; resistente e forte e ao mesmo tempo flexível, inclusive no contexto da ação humanitária e do desenvolvimento urbano.

As pessoas com deficiência podem colaborar com todo o processo de desenvolvimento da sociedade, com sua presença e participação, mostrando a cada instante que a sociedade não esta completa sem a inclusão das pessoas com deficiência e que, construir uma sociedade que acolha os mais frágeis é construir uma sociedade para todos.

Por outro lado o conjunto das pessoas com deficiência é um dos conjuntos mais resilientes que existem. De uma população invisível esta se transformando em uma população protagonista de suas conquistas, se empoderando nos espaços de luta e resistência, conquistando direitos e garantindo sua aplicação, se apropriando dos conhecimentos legais que permitem a defesa desses direitos e colaborando, ombro a ombro, com as demais pessoas na construção de uma sociedade mais solidária e fraterna.

Governos, pessoas com deficiência e suas organizações representativas, instituições acadêmicas e setor privado precisam trabalhar como equipe, em “rede”, para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

* Francisco Nuncio Cerignoni, 68 anos, Engenheiro Agrônomo, Coordenador do COMDEF – Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.