A secretária municipal da Ação Cultural e do Turismo, Rosângela Camolese, recebeu na última quinta-feira (22) a visita do pesquisador limeirense José Eduardo Heflinger Júnior, que apresentou sua mais recente publicação – “Um Pouco da História de Limeira – Volume II”. Dedicado à pesquisa sobre a história e o desenvolvimento da cidade vizinha, Heflinger trata neste segundo volume do desenvolvimento industrial de Limeira no início do século XX, além de oferecer passagens que tratam da histórica relação do município com Piracicaba desde o desmembramento, ocorrido oficialmente em 1842, além de tratar de personalidades limeirenses que tiveram raízes na "Noiva da Colina". O livro será lançado na próxima sexta (30), às 20h, no Espaço Cultural Engep, em Limeira, com entrada franca.
Funcionários da Indústria Fumagalli, em 1952: livro conta com rico banco de imagens que mostram a história industrial da cidade vizinha, que pertenceu à Piracicaba até a metade do século XIX
Com mais de 200 imagens raras de Limeira, o livro mostra exemplos do desenvolvimento industrial da cidade, como a produção de máquinas beneficiadoras de café pela empresa Machina São Paulo; produção de autopeças por empresas como a Freios Varga e a Rodas Fumagalli e até do cinema nacional, já que o limeirense João de Quadros Júnior inaugurou, em parceria com o campineiro Lupércio Teixeira de Camargo, o luxuoso Cine República, pioneiro no sistema sonoro para filmes, que tinha programação de Quadros Jr. e do Maestro Martins Grau, e ajudou na implantação do cinema sonoro, em 1929, no Cine Paramount. O pioneirismo no plantio e exportação de laranjas para a Europa também é destacado, tendo como ápice a Festa da Laranja de 1955 na cidade, que contou com a presença da miss Brasil Marta Rocha.
O pesquisador José Eduardo Heflinger Jr. e a secretária da Ação Cultural e do Turismo, Rosângela Camolese
“É mais um pedaço da minha pesquisa de mais de 30 anos, viajando por dezenas de países, resgatando documentos e imagens”, diz Heflinger Jr, que já escreveu mais de 20 livros sobre a imigração europeia e a história da região de Limeira, sempre com o apoio de empresas através da Lei Rouanet. “O que eu faço é contar a história real, com fatos comprovados; nada de lendas, nada de estórias da tradição oral ou invenções, como se costuma fazer”, diz ele. O trabalho de Heflinger Jr. resultou para Limeira o título de “Berço da Imigração Européia pelo Sistema de Parceria” e fez a cidade ganhar interesse de pesquisadores da Alemanha, Suíça, França, Itália, entre outras cidades da Europa. Os livros do pesquisador saem sempre em edição bilíngue português-inglês e alguns deles já foram traduzidos para o alemão.
"O trabalho de Heflinger demonstra a riqueza histórica que existe nas cidades onde vivemos. Um belíssimo trabalho que destaca o desenvolvimento de um importante município paulista em um período importante de sua história", disse a secretária municipal da Ação Cultural e do Turismo, Rosângela Camolese.
Serviço: Lançamento do livro "Um Pouco da História de Limeira – Volume II". Dia 30/06 (sexta-feira), às 20h, no Espaço Cultural Engep – Largo da Boa Morte, 118, Limeira (SP) Entrada gratuita