As avenidas Independência, Armando de Salles Oliveira, Centenário e Carlos Botelho figuram entre as principais vias nas quais a população sugere que sejam construídas ciclofaixas e ciclovias em Piracicaba. As sugestões foram enviadas para a Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), por meio de pesquisa realizada entre os dias 15 e 31/05, a partir do projeto CicloVidas, que visa ampliar o sistema cicloviário no município.

Participaram da pesquisa 3.263 pessoas. Dessas, 27,2% gostariam que ciclovias e/ou ciclofaixas sejam construídas na avenida Independência; 16,2% na avenida Armando de Salles Oliveira; 6,5% na avenida Dr. Paulo de Moraes e 6,5% na avenida Centenário.

A população também foi questionada quanto à construção de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas em estradas do município. Como resultado, a pesquisa aponta que 41,7% dos participantes gostariam que ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas fossem construídas na Estrada do Monte Alegre e 29,8% na Estrada do Bongue.

De acordo com Vitor Pires Vencovsky, assessor especial de projetos da Semuttran, a partir da pesquisa e também de outras recomendações feitas à Semuttran (via SIP-156, indicação de vereadores e ofícios, por exemplo), a Pasta vai analisar as vias sugeridas para elaborar as ações de ampliação do sistema cicloviário de Piracicaba.

“Tivemos a contribuição de mais de 3.200 pessoas nesta pesquisa, uma ótima participação dos cidadãos, o que demonstra o interesse em ampliar e melhorar a mobilidade urbana em Piracicaba. Com os dados coletados, vamos analisar e elaborar o plano de ação do projeto CicloVidas, que além de ampliar o sistema cicloviário também visa melhorar as condições das ciclovias e ciclofaixas já existentes”, afirma Vencovsky.

CICLORROTAS – Além das ciclovias e ciclofaixas no perímetro urbano, o projeto CicloVidas tem por objetivo a construção de ciclorrotas para fomentar o turismo e lazer. De acordo com a pesquisa, 24,9% dos que participaram gostariam que uma ciclorrota turística seja construída entre Piracicaba e Santa Olímpia/Santana e 22,8%, entre Piracicaba e Saltinho.

PERFIL – A maior parte dos que responderam à pesquisa tem entre 19 e 40 anos. Do total, 66,1% são ciclistas frequentes e 33,9% não são ciclistas frequentes. A pesquisa apontou que 44,5% dos usuários frequentes de bicicleta a utilizam para lazer; 32,4% para atividade esportiva e 10,2% para ir ao trabalho. O principal motivo apontado pelos ciclistas frequentes (66,2%) para escolher a bicicleta é porque a consideram como um meio de transporte mais saudável.

Atualmente Piracicaba tem 5,85 Km de ciclovia e ciclofixa e parte está na avenida Cruzeiro do Sul

INFRAESTRUTURA – A maioria dos ciclistas frequentes que participaram da pesquisa (86%) apontou a falta de infraestrutura como maior dificuldade para o uso de bicicleta no município. 86% deles disseram ainda que usariam mais esse meio de transporte se a malha cicloviária fosse ampliada.

A pesquisa apontou ainda que melhorias e expansão na infraestrutura do sistema cicloviário do município serão fatores importantes para incentivar o uso de bicicleta no município. 70% dos participantes que não são usuários frequentes de bicicletas afirmaram que a usariam mais se a malha cicloviária fosse ampliada. 79,2% desses participantes gostariam de usá-la em suas atividades diárias. E 37,6% responderam que não utilizam a bicicleta pois a rota diária não possui ciclovias ou ciclofaixas.

Atualmente, segundo a Semuttran, Piracicaba tem 5,85 Km de ciclovia e ciclofaixa. O CicloVidas visa construir 10Km dessas vias ao ano.

"As ciclovias e ciclofaixas são certamente pilares importantes para fazer com que a mobilidade urbana seja implementada. É um modo de transporte a princípio fácil e saudável, seja no uso para trabalho ou lazer. Além de tudo, é um modo de transporte ecológico, uma vez que é uma alternativa que não usa qualquer tipo de combustível fóssil e isso, certamente, é muito bom para o meio ambiente", observa o secretário da Semuttran, José Vicente Caixeta Filho.

RESULTADOS DA PESQUISA – Os interessados em conferir os detalhes da pesquisa CicloVidas podem acessar os resultados no site da Semuttran, clicando aqui.