Em celebração e reflexão ao Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé e Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, ambas lembradas no dia 21/03, acontece neste domingo, 19/03, na Escola Estadual Prof. Eduir Benedicto Scarppari, das 10h às 16h30, a 1ª Personalidades do Axé, com homenagens a pessoas que atuam na preservação, valorização e disseminação das manifestações culturais de matrizes africanas.
A realização é do Instituto Afropira e do Pai Ronaldo De Xangô, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba (CDCPN).
O professor e escritor Sidnei Nogueira comandará uma roda de conversa do Personalidades do Axé | Foto: Divulgação
Os homenageados na primeira edição do Personalidades do Axé são seis sacerdotes das religiões de matrizes africana: Mãe Paula, Mãe Luana, Baba Junior, Baba Omidare, Iyá Maria e Babá Sidnei.
Além das homenagens, o evento também terá feira cultural e roda de conversa com os homenageados, mediada pela Associação de Religiosos de Matriz Africana de Piracicaba e Região (Armapir), e outra com o professor e escritor Babalorisà Sidnei Nogueira.
O 1º Personalidades do Axé terá, ainda, intervenções artísticas com Ogan Adriano Rigo e convidados, promovendo um momento de palco aberto contando com os Ogans das casas presentes para apresentação e diálogo sobre a musicalidade de matriz africana.
O idealizador Pai Ronaldo de Xangô fala da importância desta primeira edição do Personalidades do Axé a Piracicaba. "Instituir um prêmio como esse em nossa cidade é motivo de orgulho e reconhecimento ao nosso povo, que luta no dia a dia para levar a cultura, a resistência e o axé dos Órixás, guias e encantados. É o reconhecimento com poder de fala a essas personalidades", disse.
SERVIÇO – 1º Personalidades do Axé. No domingo, 19/03, das 10h às 16h30, na Escola Estadual Prof. Eduir Benedicto Scarppari (rua Lutero Luiz, 150, no Jardim Alvorada). Entrada gratuita. Mais informações: 3403-2600.