Percentual de economia nos varejões municipais aumenta
Pesquisa semanal realizada pelo Departamento de Abastecimento (DEPAB), da Secretaria Municipal de Agricultura e Abatecimento (Sema), mantida pela Prefeitura de Piracicaba, mostra que o percentual de economia na compra de hortifrutigranjeiros nos varejões municipais aumentou em relação à semana passada. Segundo o DEPAB, o consumidor que escolher esses locais para fazer suas compras irá economizar 36,3%. Na semana passada e economia era de 34,9%.
A variação percentual da pesquisa foi obtida comparando-se os preços praticados pelos varejões com a média dos preços nos estabelecimentos da iniciativa privada, para uma cesta com 37 produtos mais comercializados nos varejões, que totalizou o custo de R$ 168,70. Na iniciativa privada alcançou R$ 229,87.
Os preços e a qualidade dos produtos dos varejões municipais são controlados pelos agentes de Abastecimento da Sema e a comercialização é feita por pequenos produtores do município e pelos permissionários que buscam os seus produtos direto na roça ou nos entrepostos dos Ceasas de Campinas e de Piracicaba, conseguindo praticar preços menores.
