Pelotão Rural recebe capacitação do Samu
A equipe do Patrulhamento Rural (GPR), da Guarda Civil de Piracicaba, recebeu nesta semana treinamento de primeiros socorros oferecido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O curso é anual e foi oferecido em parceria entre a GC e o Samu, com duração de dois dias.
Foram aprimoradas técnicas de imobilização de fraturas, cuidado com atendimentos a ferimentos por máquinas e ferramentas agrícolas, produtos químicos, envenenamento, picada por animais peçonhentos, queimaduras, afogamentos, engasgamento, AVC e parada cardíaca.

O GPR é formado por 16 guardas-civis que trabalham em sistema de revezamento
Durante uma situação de emergência, a GC realiza o atendimento inicial, já que tem acesso direto com a central do Samu. O subcomandante da GC, Ronaldo Milani, explicou que essa parceria foi proposta para minimizar o sofrimento da vítima, melhorando as chances de recuperação. "Pela facilidade de acesso nessas áreas, as equipes contribuem oferecendo os primeiros socorros até que chegue o Samu”, disse.
O treinamento foi ministrado pela coordenadora de enfermagem do Samu e do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), Maria Carolina de Aguiar Trigueirinho, e pelos técnicos em enfermagem Luciana Cassia Gimenez e Valdir Lopes.
O GPR é formado por 16 guardas-civis que trabalham em sistema de revezamento, das 14h às 2h. Todas as viaturas estão equipadas com material de primeiros socorros e desfibrilador eletrônico automático (DEA). Além disso, o GPS, que por meio do Seg Rural, possui acesso a localização das propriedades rurais cadastradas que precisam de atendimento de urgência.

Treinamento foi ministrado por equipe do Samu
