Por meio da parceria Coapes (Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde), entre a Prefeitura de Piracicaba e a Universidade Anhembi-Morumbi, responsável pelo curso de medicina na cidade, a Secretaria de Saúde disponibilizou ontem dois livros aos residentes e servidores que estão nas unidades de saúde que são sede de estágio do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde. As obras disponibilizadas são consideradas como as principais referências bibliográficas para estudantes de medicina e residentes em medicina da saúde da família.
Os livros adquiridos são Tratado de Medicina de Família e Comunidade: princípios, formação e prática (2 volumes), dos autores Gustavo Gusso, José Mauro Ceratti Lopes e Lêda Chaves Dias; e Medicina Ambulatorial: Condutas de atenção primária baseadas em evidências, de Bruce B. Duncan, Maria Inês Schmidt, Elsa R.J. Giugliani e Michael Schmidt Duncan.
Conforme explica o secretário de Saúde, Filemon Silvano, as obras ficarão em responsabilidade do preceptor da residência, o médico Antônio Carlos da Fonseca Bicheiro. "Os livros serão disponibilizados aos residentes e profissionais da saúde das duas unidades que são sede de estágio do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde, que são as USFs 1º de Maio e Jardim Astúrias. Para os alunos servirá como material de estudo, para as equipes de saúde, como consulta e capacitação permanente dentro da própria unidade".
O livro foi recebido pelo médico preceptor Antônio Bicheiro, na presença dos alunos do 1º ano de residência médica, Fúlvio Borges Alves e Gabriela Corrêa Mano, e do 2º ano, Otávio Takio Kinsui. "Estamos felizes por essa importante obra estar disponível e que deverá ser muito bem utilizada em nosso trabalho e no dia a dia das unidades", reforçou Bicheiro. Para o residente Fulvio Borges, as obras vão "auxiliar no desenvolvimento pleno do trabalho na especialidade de medicina da família e comunidade colaborando para a evolução e desenvolvimento da residência para nós estudantes e também para os demais servidores destas unidades", declarou.
Antônio Bicheiro, preceptor do PRM, e os residentes Fúlvio Borges Alves (1º ano), Otávio Takio Kinsui (2º ano) e Gabriela Corrêa Mano (1º ano)
SINOPSES – O livro Tratado de Medicina de Família e Comunidade está em sua 2ª edição revisto e ampliado para refletir o que há de mais relevante sobre o assunto, enfocando princípios, formação e prática. Esta nova edição é uma referência do que se pratica no Brasil e em outros países para profissionais, residentes e estudantes da área da saúde. Somam-se aqui 20 novos capítulos, cujos temas possibilitam que o TMFC permaneça a referência mais atual na área, mantendo seu diferencial de reunir conhecimento científico de qualidade a uma abordagem focada na pessoa e desenhada para o contexto da atenção primária à saúde.
Já o Medicina Ambulatorial, em sua 5ª edição, em 2 volumes, tem ampla participação de médicos de família e comunidade e de peritos de especialidades correlatas, aborda o cuidado de problemas comuns de saúde no âmbito da atenção primária, buscando praticidade e embasamento científico. Esta edição comemorativa ampliou ainda mais o escopo dos assuntos abordados, visando maior resolutividade e maior incorporação do conceito de qualidade em APS a partir de seus atributos de acesso, integralidade, longitudinalidade e coordenação dos cuidados, levando em consideração também a presença e o impacto crescente das multimorbidades. Para cada conduta terapêutica ou preventiva é apresentado o nível de evidência que a apoia segundo o sistema Grade.