Há pouco mais de um mês, 32 pacientes com mobilidade reduzida e/ou cadeirantes que fazem uso do Serviço Integrado de Transporte Social da Saúde (SITSS) da Prefeitura de Piracicaba contam com uma nova van adaptada para transporte, seja para realização de exames, tratamentos e consultas dentro e fora do município. O veículo especial é o primeiro a ser incorporado à frota da Secretaria de Saúde em 17 anos de existência do serviço na cidade.
O coordenador do SITSS, Donisete Aparecido Oliveira, enaltece o trabalho da atual gestão para a conquista deste veículo para locomoção dos pacientes PCD (Pessoa com Deficiência) de Piracicaba. "Solicitamos há muito tempo um veículo como este, para dar conforto aos 32 pacientes PCDs atendidos atualmente no Serviço e, nesta gestão, conseguimos", afirmou.
Pacientes da rede SUS de Piracicaba podem ter acesso ao serviço de transporte da Saúde por meio de cadastramento junto ao SITSS
Filemon Silvano, secretário de Saúde, lembra que as principais cidades que recebem pacientes de Piracicaba são Campinas, Mogi Mirim, Leme, Limeira, Rio Claro, Pirassununga, Botucatu, São Paulo, Bauru, Barretos, Araras e Santa Bárbara d'Oeste e reforça, ainda, que dar condições para que os pacientes da cidade tenham mais conforto durante a viagem para realização de exames é muito importante. "Estamos felizes pela conquista. Depois de muita luta e empenho da coordenação do SITSS conseguimos essa van adaptada. É importante lembrar que além dessa novidade, nos últimos dois anos conseguimos renovar e modernizar a frota para o bom atendimento a população", disse.
Novo veículo traz mais segurança e conforto na hora do transporte de pacientes PCDs
A chegada da van adaptada já trouxe reflexos positivos junto aos pacientes que fazem uso deste veículo, conforme explica Rita Aparecida Figueiredo Sales Molina, de 61 anos, paciente cadeirante que utiliza os serviços do SITSS principalmente para realizar tratamento na Rede Lucy Montoro, em Mogi-Mirim. "Para mim é ótimo e os resultados da minha recuperação após a amputação da perna são bons. Antes, a gente ia apertado no carro, que é mais baixo e tem menos espaço. Já chegava lá cansada e, às vezes, com dores, por causa do veículo não ser adaptado. Fazia meu tratamento, mas não conseguia me esforçar mais porque já estava cansada. Hoje é diferente, não tem aperto, é confortável, seguro e dá até para descansar um pouco durante a viagem. Na hora que chego para meu tratamento, tenho mais vitalidade e minha recuperação está indo muito melhor, segundo os médicos da Lucy Montoro", disse a autônoma, que faz fortalecimento de membro para receber uma prótese.
Rita Aparecida Figueiredo Sales Molina é uma das pacientes cadeirantes que itulizam o serviço do SITSS da Secretaria Municipal de Saúde
O marido e acompanhante de Rita, Esequiel Molina, está satisfeito com a mudança. "Dá para ver no olhar dela a felicidade por conseguir, a cada dia, um resultado melhor em seu tratamento. Ela é muito bem atendida pelos profissionais do SITSS. Acompanho tudo isso de perto e fico duplamente feliz com este resultado. Só tenho a agradecer todos os servidores da Prefeitura envolvidos nesta melhoria do transporte aos pacientes", completou.
MINIBUS EXECUTIVO – O novo veículo é um Minibus Executivo, da marca Iveco, completo e adaptado, podendo transportar até três pacientes cadeirantes e seus respectivos acompanhantes com conforto. O investimento no veículo é de R$ 351 mil, por meio de parceria do Governo do Estado de São Paulo pelo programa Nova Frota SP Não Para – Cidade Acessível, junto à Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência.
Donisete Aparecido Oliveira é coordenador do SITSS da Secretaria Municipal de Saúde
SITTS – Para ter acesso ao Serviço Integrado de Transportes da Secretaria de Saúde, os pacientes que realizam tratamentos – como hemodiálise, quimioterapia, radioterapia, Câmara Hiperbárica –, consultas, exames e alta hospitalar, entre outros, dentro e fora da cidade, precisam realizar cadastro antes da solicitação do transporte.
Rita Molina afirma que novo veículo colaborou para melhor rendimento do tratamento e fisioterapia realizados na rede Lucy Montoro
Para isso é necessário apresentar, pessoalmente, os seguintes documentos (original e cópia): RG, CPF, Cartão SUS (frente e verso), comprovante de vacinação da Covid-19, comprovante de residência atualizado, encaminhamento SUS do especialista de Piracicaba, e encaminhamento com data, horário e cidade do procedimento/consulta. O SITSS fica à rua Benjamin Constant, 2.265, Bairro Paulista. Para outras informações os telefones são (19) 3417-1999 ou 3417-1989.