O secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Pedro Mello, assumiu oficialmente na última segunda-feira (3) como novo integrante do Conselho Nacional do Esporte (CNE) durante reunião realizada no Parque Olímpico no Rio de Janeiro. O encontro foi marcado pela renovação de parte dos conselheiros, que passam a integrar e a reforçar o trabalho do CNE que é voltado ao aprimoramento das políticas do esporte nacional. Trabalho esse direcionado aos atletas de alto rendimento e também ao esporte como ferramenta de inclusão social de crianças e jovens.
Indicado pela Absmel (Associação Brasileira de Secretários Municipais de Esporte e Lazer), Pedro Mello representará os Secretários e Gestores Municipais de Esporte e Lazer de todo País. “Vamos ajudar na elaboração de politicas públicas que possam contribuir para o desenvolvimento do esporte nacional levando projetos bem-sucedidos ao Governo Federal, principalmente aqueles que envolvam saúde e esporte voltados às crianças e adolescentes”. As reuniões do CNE acontecem mensalmente no Rio de Janeiro e em Brasília, o que não vai atrapalhar sua atuação como secretário em Piracicaba.
Pedro Mello (segundo da esquerda para direita) durante posse no CNE
O conselho ganha também as participações como seus membros titulares da ex-jogadora de vôlei, Ana Moser, representante da sociedade civil; do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley Teixeira; do secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Walter Feldman; do representante do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Esporte e Lazer, Antônio Hora Filho; do representante do Conselho Federal de Educação Física, Sergio Sartori; do representante da CBDU e CBDE, Luciano Cabral; e do representante da Organização Nacional das Entidades do Desporto, Humberto Panzetti.
Presidente do CNE, o ministro do Esporte, Leandro Cruz, destacou os avanços obtidos pelo colegiado. “Nos últimos dois anos o CNE avançou muito, fortalecendo-se como um verdadeiro fórum do debate do esporte brasileiro”, disse, destacando, em seguida, a inestimável colaboração dos conselheiros que estão saindo e desejando as boas-vindas aos que estão se incorporando.
“Essa é uma singela homenagem do CNE aos companheiros que nos ajudaram muito ao longo dos últimos tempos para que o conselho tivesse se fortalecido e avançado de forma considerável”, salientou o ministro, que entregou diploma a cada membro que está saindo como forma de reconhecimento aos serviços prestados. Caso, por exemplo, do ex-jogador de vôlei Bernard Rajzman.
Controle de dopagem
O conselho renovado tratou de outros importantes temas como proposta de substituição da Resolução CNE número 54, de 2017, no âmbito da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), para melhor especificar e distinguir os procedimentos de certificação do credenciamento, bem como proceder alguns ajustes de terminologia. Os novos auditores do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) também foram eleitos.
Durante a reunião também foi votado o relatório de prestação de contas da Fenaclubes, que foi aprovado por unanimidade.
* Com informações adicionais do Ministério do Esporte