A 2ª edição do Pedala Pira acontece no próximo domingo, 09/06, a partir das 8h, no Engenho Central. O passeio ciclístico percorre os principais pontos turísticos de Piracicaba em um trajeto de 12 quilômetros. A programação inclui ainda apresentações musicais, food trucks, oficina e sorteio de bikes. A iniciativa é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), e nesta edição, o evento integra a programação da Simapira (Semanas Integradas de Meio Ambiente de Piracicaba). A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pela internet no link: https://forms.gle/nURpqRwoBS7mc3rp6.

Segunda edição do Pedala Pira acontece no próximo domingo dia 9 de junho

O evento tem como objetivo incentivar o uso da bike como meio de transporte e sustentabilidade, oferecendo lazer e integração social, além de fomentar o turismo e o comércio do município. Também busca incentivar a solidariedade e a inclusão, com intérprete de Libras para auxiliar as pessoas com deficiência auditiva e recebendo doações de litros de leite. O alimento será encaminhado para o projeto Pira Sem Fome do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (FUSSP), e os participantes que doarem vão ganhar uma camiseta do Pedala Pira 2024.

A concentração começa às 8h, no Engenho Central, partindo da Rua Maria Maniero com a Avenida Maurice Allain. O roteiro inclui diversos pontos turísticos, como a Casa do Povoador, Passarela Pênsil, Museu da Água, Casarão do Turismo e o Elevador Alto do Mirante.

Ao final, os participantes voltam para o Engenho Central, onde podem aproveitar os food trucks, apresentações musicais e o sorteio de seis bicicletas – sendo três para adultos e três infantis. A cantora Aninha Barros se apresenta a partir do meio-dia. Também será realizada uma oficina de conserto de bicicletas.

A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, da Semdettur, com o apoio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Semuttran (Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), Semozel (Secretaria de Obras e Zeladoria), Semac (Secretaria de Cultura) e GCM (Guarda Civil Metropolitana). O evento tem patrocínio da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Cevada Pura e Green Fish.

Pedala Pira terá food trucks, sorteio de bikes e apresentações musicais

PASSEIO – O percurso tem 12 quilômetros, saindo do Engenho Central, com duração de cerca de duas horas. Após percorrer o trajeto, os ciclistas voltam ao ponto de partida pelo Bosque do Engenho, onde acontecerá a programação musical e alimentação.

O trajeto é de intensidade leve, podendo participar pessoas de todas as idades, famílias e crianças. A organização recomenda o uso de capacetes e outros equipamentos de segurança. Não é permitido o uso de bicicletas com motor durante o passeio.

SUSTENTABILIDADE – No dia 3 de junho é comemorado o Dia Internacional da Bike, institucionalizado pela ONU (Organização das Nações Unidas). A data foi criada como uma forma de conscientização sobre os vários benefícios sociais de usar a bicicleta para transporte e lazer.

Como parte da programação da Simapira, o evento busca incentivar a mobilidade sustentável. A Semanas Integradas de Meio Ambiente de Piracicaba (Simapira) acontece durante todo o mês de junho, também como forma de celebrar o Dia do Meio Ambiente (05/06), com o objetivo de otimizar esforços, mobilizar pessoas e fortalecer reflexões e práticas sobre as questões socioambientais locais e globais. A programação tem a participação de mais de 20 instituições, incluindo a Prefeitura, e pode ser acessada no endereço: https://x.gd/eBYsD.

SERVIÇO – A 2ª edição do Pedala Pira acontece dia 09/06 (domingo), com concentração no Engenho Central, às 8h. Os interessados precisam fazer a inscrição para participar do evento, preenchendo o formulário na internet, no endereço: https://forms.gle/nURpqRwoBS7mc3rp6. A participação é gratuita. A arrecadação dos litros de leite – que pode ser em pó ou em caixinha – será destinada ao Projeto Pira Sem Fome da Fundação Social de Solidariedade de Piracicaba (FUSSP).