Teatro é a história da personagem Duda, uma menina negra em uma jornada de autoconhecimento
Teatro é a história da personagem Duda, uma menina negra em uma jornada de autoconhecimento

Como parte do projeto da Administração para descentralizar e democratizar a cultura em Piracicaba, a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultura), por meio do CDCPN (Centro de Documentação, Cultura e Política Negra) leva gratuitamente a peça Menina dos Olhos… Preta! – Brincando Africanidades a três espaços comunitários da cidade. A produção do teatro é do Coletivo Coisa Preta.

A primeira apresentação é amanhã, 13/12, às 19h30, no Centro Social Hilda de Souza (rua Laura Fernandes Campos Ferrari, 145), no bairro Novo Horizonte. Na quinta-feira, 14/12, Menina dos Olhos… Preta – Brincando Africanidades será encenada às 20h, no Centro comunitário Jardim São Paulo (rua Ingá, 834), no Jardim São Paulo. Na sexta-feira, 15/12, às 19h30, a peça chega ao Projeto Casarão (rua Roma, 575), no Parque Orlanda (região de Santa Terezinha).

Menina dos Olhos… Preta! – Brincando Africanidades é a história da personagem Duda, uma menina negra em uma jornada de autoconhecimento e autoestima por meio de brincadeiras, músicas e diálogos ancorados em saberes ancestrais e referências contemporâneas. O objetivo é valorizar a diversidade e promover reflexões sobre identidade e pertencimento.

A peça, com concepção, texto e organização de Eva Prudêncio, é encenada por Heloísa Magalhães, Madu Prudêncio, Eva Prudêncio e Mayra Kristina.

“É um projeto oriundo de escutas infanto-juvenis pretas. Nasce de seus precoces lamentos e inseguranças. Nasce com o objetivo de informar, de contar histórias de Brasil/África, a partir do fazer teatral. Nasce para desconstruir estigmas e do desejo de cantar ancestralidades para crianças e adolescentes”, conta a autora do texto, Eva.

SERVIÇO – Teatro Menina dos Olhos… Preta! – Brincando Africanidades. Amanhã, 13/12, às 19h30, no Centro Social Hilda de Souza (rua Laura Fernandes Campos Ferrari, 145), no bairro Novo Horizonte; quinta-feira, 14/12, às 20h, no Centro comunitário Jardim São Paulo (rua Ingá, 834), no Jardim São Paulo; sexta-feira, 15/12, às 19h30, no Projeto Casarão (rua Roma, 575), no Parque Orlanda. Entrada gratuita.