Realiza-se nesta quinta-feira (22), às 11 horas, no Sesi, na rua Luiz Ralph Benatti, 600, Vila Industrial, o encerramento do curso de orientação para o trabalho “Oficina de Cidadania e Desenvolvimento Pessoal para Pessoas com Deficiência”, oferecido pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre), em convênio com a Associação Industrial e Comercial de Piracicaba (ACIPI) e ministrado por docentes do Serviço Social da Indústria (SESI).
O curso foi uma proposta do Comitê Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho (COMIT-PCD) que solicitou a implantação de uma metodologia e conteúdos diferenciados para atender a demanda de qualificação para PcD’s com diferentes restrições, como por exemplo, a deficiência intelectual.
O secretário do Trabalho e Renda, Carlos Beltrame, ressalta que a secretaria atua cotidianamente para ampliar a empregabilidade da pessoa com deficiência. “Desde 2015, com a criação do COMIT-PcD, temos realizado diversas ações, contando sempre com o apoio dos membros do Comitê e das instituições parceiras, abordando a Lei Brasileira de Inclusão, responsabilidade social das empresas e do poder público, acessibilidade arquitetônica, a tecnologia assistiva e a qualificação profissional da pessoa com deficiência. O objetivo é promover a inserção profissional e social de pessoas com deficiência, fomentando boas práticas de inclusão e acessibilidade. Assim, como ato contínuo do encontro Praticando a Inclusão no Mercado de Trabalho, realizado mês de junho no Engenho Central, realizou-se a elaboração dessa proposta de curso”, afirma.
Amanda Vitti, docente do SESI e responsável pela execução didática do curso, salientou que a aplicação do conteúdo para essa turma foi uma experiência de grande importância, conseguindo atingir o objetivo.
“Em razão da nossa experiência, tanto com o conteúdo do curso, como com o público PcD, antes de conhecermos os alunos já sabíamos que além de ensinar aprenderíamos muito com eles. Nossa expectativa foi superada e conseguimos atingir nosso objetivo. São pessoas que vieram com muita vontade de aprender e que se redescobriram, estão mais conscientes do seu potencial, podendo ter um projeto de vida, almejar seus próprios sonhos e ser quem eles desejam”, explicou professora.
O curso foi realizado entre os dias 12 e 22 de dezembro, com total de 20 horas e 15 vagas para PcDs com idade a partir de 14 anos. A SEMTRE forneceu todo o material, bem como vale transporte e lanche. Foram abordados os seguintes temas: Identidade pessoal e social, Integração e Identidade, Autoconhecimento, Autoestima, Assertividade e Valores Pessoais.
Informações complementares sobre o trabalho com PcD
A Semtre iniciou desde Janeiro de 2016 um trabalho diferenciado com atendimento especializado e voltado à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho. Esse serviço é realizado pelos setores de captação de vagas e intermediação de mão de obra do Centro de Apoio ao Trabalhador – CAT, contando com servidores qualificados para o atendimento, inclusive na Língua Brasileira de Sinais.
Em 2015, a percepção da necessidade do atendimento em Libras motivou a SEMTRE a capacitar 10 servidores com curso de básico de Libras, dos quais um deles realiza aperfeiçoamento na Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba – APASPI.
Desde janeiro de 2016 foram atendidas mais de 200 pessoas com deficiência, e encaminhados para processos seletivos, respeitando sempre a adequação dos candidatos ao perfil da vaga.
Para apoiar a inserção da pessoa com deficiência e conscientizar as empresas, a Semtre organizou o COMIT-PCD – Comitê para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, criado pelo Decreto nº 16.311/2015, do qual fazem parte 16 diferentes instituições, contando também com o apoio da Comissão Municipal de Emprego, INSS e Ministério do Trabalho. Este comitê dentre outras atividades acompanha as ações realizadas pela SEMTRE junto às pessoas com deficiência.
Ainda com objetivo de promover a inclusão a Semtre, reserva 10% das vagas de todos os cursos de qualificação para pessoa com deferência, já ofereceu curso específico para PCD e está no momento encerrando a “Oficina de Cidadania e Desenvolvimento Pessoal para Pessoas com Deficiência”.