Para apresentar o ineditismo e os resultados da utilização de PUC (Pavimento Urbano de Concreto) em diversas vias de Piracicaba, a Prefeitura, representada pela secretária de Trânsito e Transportes (Semuttran), Jane Franco Oliveira, foi destaque no Congresso Pavi+, realizado na terça-feira, 24/09, na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Jane se apresentou no painel 2, que reuniu profissionais para discutir sobre inovação tecnológica em pavimentação de concreto. O objetivo foi apresentar a experiência de Piracicaba com a pavimentação em concreto, mostrando desde o projeto inicial até a finalização das obras e os resultados obtidos, ou seja, todo o contexto da implantação que já chega aos 31km de vias pavimentadas com concreto.
Além de Jane, se apresentaram também o Diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, que destacou que o órgão atualmente executa oito obras com pavimento de concreto em diferentes estágios, além de mais nove projetos; e o professor Marcio Muniz, da Universidade de Brasília (UNB), que demonstrou uma simulação de durabilidade do pavimento de concreto, utilizando uma solução similar à adotada em Piracicaba – um pavimento de 15 cm de espessura reforçado com fibras. Os resultados indicaram que a durabilidade ultrapassou a vida útil prevista, que é de 20 anos.
Por fim, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) apresentou um estudo de caso comparando pavimentos de concreto e asfalto, destacando uma vantagem significativa para o concreto, tanto em termos de custo quanto de impacto ambiental.
OBRAS – Os serviços de pavimentação em concreto já foram concluídos no Antigo Anel Viário Municipal Comendador Leopoldo Dedini, nas avenidas 1º de Agosto, Rio Claro, Comendador Leopoldo Dedini, Professor Benedito de Andrade, Conde do Pinhal e Fioravante Cenedese, e também nas ruas Antonio Borja Medina, Capitão José Pinto Siqueira, Phelipe Zaidan Maluf, Corcovado e Rua Joana D’Arc.
Em andamento, estão as obras na avenida Pádua Dias, na avenida Limeira, na estrada Prof. Messias José Baptista e na avenida Cristóvão Colombo.