De roupa azul, a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, fala ao fundo
A palestra foi conduzida pela coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Luciane Tovar

A equipe da Patrulha da Penha, da Guarda Civil de Piracicaba, representada pela coordenadora, Luciane Tovar e os guardas-civis André e Piacentini, esteve na cidade de Saltinho, na manhã de ontem, 2/8, realizando palestra no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O tema foi Maria da Penha: seus avanços e identificação de um relacionamento abusivo e fez parte da Campanha Agosto lilás, de enfrentamento à violência contra a mulher, criada em alusão à Lei Maria da Penha.

Amanhã, sexta-feira, 4/8, a equipe estará ao vivo, às 17h, na TV Ativa de Piracicaba. As entidades, condomínios, igrejas, escolas, empresas e meios de comunicação que queiram receber a Patrulha, podem entrar em contato pelo número 997948864.

Na palestra em Saltinho foram abordados temas como a Lei Maria da Penha, avanços na legislação, o ciclo e tipos de violência, como detectar abusos, telefones de emergência, aplicativos, como o botão SOS Mulher Piracicaba, rede de auxílio à mulher e serviços prestados pela Patrulha.
Luciane Tovar enfatizou que as palestras realizadas pela equipe da Patrulha Maria da Penha buscam incentivar as vítimas a denunciar e reduzir os índices de violência contra a mulher. Estatística mensal da corporação, indica que de janeiro ao dia 2 desse mês, foram feitas 425 medidas protetivas, 20 flagrantes e 9.224 rondas.
“Apresentamos os serviços e informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos em Piracicaba. Elas podem utilizar a ronda da Patrulha Maria da Penha e o aplicativo SOS Mulher Piracicaba no local de trabalho ou de estudo em Piracicaba, pois na cidade de Saltinho o atendimento fica por conta da Polícia Militar. Porém, os boletins de ocorrência e as solicitação de medida protetiva nos finais de semana, podem ser realizadas online ou na sala 24 horas que fica localizada dentro do plantão policial na rua do Vergueiro, 888, em Piracicaba”, destacou a coordenadora.

RÁDIO – Com o objetivo de também divulgar as ações da Patrulha Maria da Penha, a equipe esteve no dia 29/7, concedendo entrevista ao vivo na rádio Nova Cidade, instalada no bairro Cecap. Foram abordados temas como relacionamento abusivo, ciclo de violência, tipos de violência, telefones de emergência, Lei Maria da Penha e medidas protetivas. 

Luciane Tovar, coordenadora da Patrulha, ao microfone
Luciane Tovar, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, em entrevista à rádio Nova Cidade

DENÚNCIA – Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas no telefone de emergência da Guarda Civil 153 e 3422-0023. Dúvidas, solicitações e rondas e instalação de aplicativo SOS Mullher Piracicaba podem ser feitas nos telefones 9 9794-8864 ou das 8h às 16h, na Sala da Patrulha Maria da Penha, no Terminal Central de Integração (TCI).

Palavras-chave: Maria da Penha, mulher, violência