A Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil, integra a programação de Piracicaba na campanha internacional 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A primeira atividade do grupamento será amanhã, 29/11, às 14h30, no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), com palestra direcionada às usuárias do serviço abordando Defesa Pessoal, informações sobre ciclo de violência e o funcionamento da Patrulha.
GCS durante palestra com a mesma temßtica no 1º Simpósio de Segurança Pública
As outras participações do grupamento acontecem nos dias 01 e 05/12, na Escola Sud Mennucci, às 10h55, quando alunos do segundo ano do ensino médio conhecerão um pouco a história dos 16 dias de ativismo e a importância da mobilização. Nestas atividades, além da Patrulha Maria da Penha, estarão presentes representantes da Procuradoria da Mulher da Câmara, do Cram, do Conselho da Mulher e das Promotoras Legais Populares, todos integrantes da organização da Programação Municipal para os 16 dias.
Patrulha Maria da Penha participará da programação de 16 dias de ativismo
A participação da Patrulha será finalizada no dia 07/12, durante o encerramento das atividades e homenagem às mulheres ativistas, em evento no auditório da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).
A CAMPANHA – Segundo informações da Organização das Nações Unidas (ONU), os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional, que começa no dia 25/11, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10/12, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização abrange o período de 20/11 a 10/12. Foi iniciada por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, e continua a ser coordenada anualmente pelo Centro para Liderança Global das Mulheres. É uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.
Em Piracicaba a programação municipal conta com palestras, rodas de conversa, oficinas e exposições.