Funcionários do Posto de Atendimento ao Trabalhador (Pat) de Piracicaba e de mais cinco cidades da região estão em curso de capacitação, até o dia 27, das 8 às 16 horas, para conhecer detalhes do Sigae (Sistema Integrado de Gestão de Ações de Empregos) – programa de informática da Secretaria Estadual de Emprego e Relações de Trabalho (Sert) que moderniza o sistema de cadastramento de dados para a captação de vagas.

A capacitação reúne as cidades de Piracicaba, Pirassununga, Rio Claro, Limeira, Capivari e Araras, num total de 50 pessoas, entre funcionários e supervisores. O novo software permite a disponibilidade de informações on-line, além de agilizar e modernizar o atendimento. O Pat de Piracicaba – que atualmente conta com 10 funcionários – receberá sete novos microcomputadores.

Piracicaba foi contemplada com a implantação do Sigae após contatos feitos pelo secretário de Indústria e Comércio, Luciano Almeida, também presidente da Com-Emprego (Comissão Municipal de Emprego). Após o anúncio, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) iniciou a preparação do local, que vem passando por reforma (pintura das paredes) e adequações necessárias à instalação dos novos equipamentos. O Pat fica na sede da Semdes, localizada na Rua Alferes José Caetano, 1130.

A diretora regional da Sert em Piracicaba, Meiry de Almeida Sarmento, destaca que a modernização do sistema beneficiará tanto os candidatos quanto as empresas interessadas na contratação de mão-de-obra. “O cadastramento é mais detalhado, permitindo a definição do perfil de quem está disposto a trabalhar e onde é possível encaixá-lo”, ressalta.

Meiry explica que o Sigae possibilitará ao Pat o fornecimento de vários serviços cadastrais, como Seguro Desemprego, Emissão de Carteira de Trabalho, Seguro Desemprego Pescador, Captação de vagas, Intermediação de mão-de-obra e cadastro de pessoas portadoras de deficiência. “Essas informações estarão disponíveis em nível local e regional”.

A mudança no atendimento ao público também é lembrada pela diretora regional da Sert: “os funcionários do Pat deixarão de ser atendentes e passarão a ser orientadores, fornecendo aos candidatos informações sobre os programas de geração de renda, documentação e apresentação adequada para o ingresso no mercado de trabalho”, detalha. Todos os serviços oferecidos à população têm custo zero.