Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Passeios guiados marcam celebração do Dia Mundial da Água

Ação coordenada peça Gerência de Meio Ambiente do Semae Piracicaba contou com palestras, além de visita guiada pelo rio, Engenho Central e Museu da Água

Por CCS / Publicado em 21/03/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
A imagem mostra um grupo de estudantes e professores em uma excursão perto de um rio. Eles estão parados em uma calçada ao lado de uma cerca branca, observando o rio que flui abaixo. Há árvores e vegetação exuberante ao redor do rio. Os estudantes parecem estar ouvindo atentamente um professor ou guia que está falando com eles. Há alguns carros estacionados na rua atrás deles. O ambiente parece ser um local público, talvez um parque ou área de preservação ambiental. O grupo parece estar participando de uma atividade educacional ou de uma visita guiada. A imagem sugere um dia ensolarado e agradável. O clima parece ser tropical ou subtropical, considerando a vegetação. Pelo menos uma das pessoas na foto usa uma camiseta com a palavra "PORTO", possivelmente indicando uma escola, organização ou o nome do local.
Grupos também percorreram as margens do Rio Piracicaba e Engenho Central em visita guiada

Para celebrar Dia Mundial da Água comemorado no dia 22 de março, o Semae Piracicaba recebeu mais de 120 estudantes piracicabanos para uma atividade educativa especial na manhã e tarde desta sexta-feira, 21/03, no Museu da Água. A atividade foi coordenada pela Gerência de Meio Ambiente da autarquia e contou com o apoio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) e do Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) – vinculados à Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente – e da empresa Mirante.

A imagem mostra uma sala de aula ou auditório com um grupo de crianças sentadas em cadeiras, presenciando uma apresentação. Uma mulher está de pé na frente deles, aparentemente falando ou apresentando algo. Há uma tela de projeção na parede mostrando imagens de crianças na praia. As crianças estão sentadas em fileiras, algumas com as mãos levantadas, indicando que podem estar participando ativamente da apresentação. A sala é bem iluminada e organizada, com cadeiras pretas e uma mesa de madeira clara no centro da sala. Há também outras pessoas adultas presentes na sala, algumas sentadas na parte de trás da sala. A imagem sugere uma apresentação educacional ou um evento para crianças, possivelmente uma aula, uma palestra ou uma atividade extracurricular. A atmosfera parece calma e atenta. A imagem da tela sugere um tema relacionado a verão e lazer.
Auditório do Museu da Água recebeu os grupos para palestra sobre meio ambiente e preservação de recursos hídricos

O presidente do Semae, Ronald Pereira, participou da ação que promoveu diversas atividades educativas sobre o tema, envolvendo os alunos de forma interativa, incluindo passeio pelo Museu da Água e visita guiada pelo Engenho Central e rio Piracicaba. “É muito importante para a sociedade que as novas gerações cresçam conscientes da importância da preservação dos recursos hídricos uma vez que estas crianças serão os multiplicadores dentro de casa, junto à família, na escola e por onde elas passarem. Cabe destacar que este trabalho educacional não acontece somente nesta data especial, mas já é uma rotina de nossas equipes ao longo de todo o ano”, destacou Pereira.

A imagem mostra um grupo de pessoas, principalmente crianças e adolescentes vestindo uniformes escuros com o logo "Primeiro Porto Ensino Fundamental", reunidas em frente a um prédio. Há adultos ao fundo, alguns parecendo professores ou responsáveis, conversando entre si. O ambiente parece ser o pátio de uma escola. As crianças parecem estar atentas aos adultos, sugerindo uma interação, possivelmente uma conversa ou anúncio importante. A arquitetura do prédio e a paisagem ao fundo sugerem um contexto urbano, possivelmente em uma cidade brasileira, dado o nome da escola e o estilo arquitetônico. A imagem captura um momento específico de interação entre adultos e crianças em um ambiente educacional.
Ronald Pereira, presidente do Semae, explicou aos estudantes as etapas para o tratamento da água antes de chegar nas torneiras das casas

A estudante de 12 anos, Laura Desuó Sabbadin, que participou da ação na tarde desta sexta-feira, destacou ser primordial conhecer a história da cidade que nasce exatamente por causa das suas águas. “É importante para a gente saber desde pequenininho a nossa cultura e para ter uma conscientização maior do que a gente faz com a nossa água que um bem vital”, disse.

A imagem mostra dois adolescentes, um rapaz e uma rapariga, em pé na frente de um edifício de tijolo vermelho antigo e parcialmente em ruínas. Eles estão usando camisetas pretas com o logotipo do "Primeiro Porto Centro Profissional". O edifício de tijolo vermelho parece ser uma estrutura industrial ou de armazenamento, com grandes portas e janelas quebradas. Há uma cerca de metal verde-escuro em frente ao edifício. À direita, há outro edifício de tijolo vermelho, mais moderno, com uma escada vermelha brilhante. Ao fundo, pode-se ver árvores e um céu azul claro. Uma mulher com uma mochila está caminhando ao fundo à direita. Na frente dos adolescentes há um cone de trânsito laranja. A cena geral sugere um ambiente histórico ou industrial, possivelmente um local de patrimônio arquitetônico. A iluminação sugere que a foto foi tirada durante o dia, com o sol brilhando.
Os estudantes Rafael e Laura participaram de atividade alusiva ao Dia Mundial da Água realizado pelo Semae Piracicaba

Rafael Giovannini de Oliveira, também de 12 anos, reforçou a importância da preservação dos mananciais de Piracicaba. “A água fez a cidade ser o que ele é hoje, uma cidade grande. Então, o recado que deixo a todos é para não desperdiçar água, não usar à toa, e economizar o quanto puder. A gente tem que sempre cuidar das nossas coisas e dos nossos recursos garantir uma vida tranquila e sem falta de água”, completou.

A imagem mostra um grupo de crianças e dois adultos em frente a uma cachoeira. As crianças estão usando uniformes de escola, com camisetas brancas e calções escuros. A maioria das crianças está sorrindo para a câmera. Duas professoras estão ao lado das crianças. Uma delas está usando uma camiseta preta com um desenho e uma jaqueta verde, enquanto a outra está usando uma camiseta laranja. As crianças e os adultos estão em um espaço fechado de tijolos, com uma grande janela mostrando a cachoeira ao fundo. A iluminação sugere que a foto foi tirada durante o dia. O ambiente parece ser um local turístico ou uma área de preservação ambiental. A imagem transmite uma sensação de alegria e excursão escolar.
Durante a manhã, os grupos guiados receberam cerca de 70 crianças de diversas idades

Segundo a gerente de Meio Ambiente do Semae, Natassia Bonini Vidas, a data tem como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. “Escassez hídrica e fenômenos climáticos extremos estão cada vez em maior evidência em todo o mundo, por isso precisamos reforçar a importância da preservação da água, bem como de todo o meio ambiente, para tentar minimizar os impactos destes fenômenos que, na maioria das vezes vem como seca extrema ou chuvas intensas seguidas de alagamentos e inundações que prejudicam a população”, completou.

A imagem mostra um grupo de crianças e adolescentes, aparentemente estudantes, reunidos em uma calçada arborizada sob a sombra de árvores de grande porte. Eles estão em uma formação semi-circular, prestando atenção a uma mulher adulta que parece ser uma guia ou professora. Ela está usando um colete verde com um logo visível, possivelmente indicando uma instituição ou organização. As crianças vestem uniformes escolares, principalmente camisetas brancas e calças escuras ou bermudas. Alguns usam camisetas laranja. A maioria parece estar na faixa etária de 8 a 14 anos. Há também alguns adultos presentes, possivelmente professores ou acompanhantes, alguns observando a cena e outros interagindo com o grupo. O local parece ser uma área pública, possivelmente um parque ou uma rua com árvores bem estabelecidas, criando uma atmosfera tranquila e sombreada. O chão é pavimentado com tijolos ou pedras, e há sombras projetadas pelas árvores na calçada. No fundo, é possível ver prédios e ruas, indicando que o local é provavelmente uma área urbana. A iluminação sugere que a foto foi tirada durante o dia, com um céu claro e ensolarado. Em resumo, a imagem retrata uma atividade educativa ou passeio ao ar livre de um grupo escolar em um ambiente urbano arborizado. A cena transmite uma sensação de aprendizado e interação social.
Durante a manhã, os grupos guiados receberam cerca de 70 crianças de diversas idades

A DATA – Em 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água em solo brasileiro. A data foi lançada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92, no Rio de Janeiro, como um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta as questões essenciais que envolvem os recursos hídricos no planeta.

A imagem mostra um rio caudaloso com água turva correndo sob um céu azul e ensolarado com nuvens brancas e volumosas. A vegetação nas margens do rio é exuberante, com árvores verdes e altas, indicando um clima tropical ou subtropical. Há um contraste entre a vegetação natural e estruturas de tijolo avermelhado, que parecem ser edifícios antigos ou industriais, localizados na margem direita do rio. Há também estruturas temporárias, como tendas brancas, sugerindo algum tipo de evento ou feira próxima aos edifícios de tijolo. No fundo, à distância, é possível ver uma ponte moderna, que contrasta com a arquitetura mais antiga da margem do rio. A cena sugere um dia quente e ensolarado, com uma atmosfera tranquila, apesar da força da correnteza do rio. A imagem provavelmente foi tirada em uma cidade ou vilarejo próximo a um rio, em uma região de clima tropical ou subtropical.
Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de Março
A imagem mostra um grupo de pessoas, principalmente crianças e adolescentes, reunidos na entrada de um prédio de cor rosa claro. Há adultos, possivelmente professores ou responsáveis, interagindo com o grupo. As crianças vestem camisetas pretas com o logo "Primeiro Porto - Ensino Fundamental". *Detalhes da cena:* * *Local:* O local parece ser um prédio histórico ou um museu, considerando a arquitetura do edifício e a presença de uma galeria de arte com quadros visíveis no interior. Há uma placa com a inscrição "Galeria de Arte" visível na parede interna. * *Pessoas:* Há um grande grupo de crianças e adolescentes, aparentemente alunos de uma escola, uniformizados com as camisetas pretas mencionadas. Há também vários adultos, alguns aparentemente professores ou monitores, interagindo com os alunos. Duas mulheres adultas parecem estar liderando uma conversa ou dando instruções ao grupo. Um homem também parece estar participando ativamente da conversa. Algumas pessoas estão sentadas em um banco de madeira na área externa do prédio. * *Atividade:* A cena sugere uma visita escolar ou uma excursão educativa. A interação dos adultos com os alunos indica que uma explicação ou apresentação está acontecendo. *Interpretação:* A imagem captura um momento de uma visita guiada ou uma atividade educacional em um local de interesse histórico ou cultural. A uniformização dos alunos sugere uma organização escolar e a presença de adultos indica supervisão e orientação. A atmosfera parece ser tranquila e educativa.
Ronald Pereira, presidente do Semae, explicou aos estudantes as etapas para o tratamento da água antes de chegar nas torneiras das casas
A imagem mostra um grupo de pessoas, aparentemente estudantes e professores, em uma ponte de madeira sobre um rio com corredeiras. Há pelo menos duas dúzias de pessoas, a maioria jovens, vestindo roupas casuais. Alguns adultos estão posicionados na frente e nas laterais do grupo de estudantes, sugerindo uma excursão ou atividade escolar. O cenário é exuberante, com árvores verdes e vegetação abundante ao redor do rio. No fundo, é possível ver uma pequena cidade ou subúrbio, com prédios baixos e um céu parcialmente nublado, indicando um dia ensolarado. A ponte parece ser relativamente nova ou bem conservada, com estrutura de madeira e cabos de aço visíveis. O rio é movimentado, com água turva e correnteza forte, indicando uma considerável vazão. A atmosfera da imagem é de passeio, excursão ou atividade ao ar livre, com um grupo unido e o ambiente natural como pano de fundo. A localização parece ser um parque ou área de preservação ambiental, considerando a vegetação e o rio. A imagem capta um momento de grupo, provavelmente para registrar a visita ao local.
Grupos também percorreram as margens do Rio Piracicaba e Engenho Central em visita guiada
A imagem mostra uma apresentação acontecendo em uma sala de conferências. Uma mulher está de pé na frente de uma mesa, gesticulando com as mãos enquanto fala. Ela está vestindo uma camisa laranja e jeans. Atrás dela, há uma tela de projeção com a imagem de duas crianças na água e o logo do "Mirante". Também há um banner com o logo do "Semae Piracicaba". Na frente da mulher, há várias fileiras de cadeiras, e o público é composto por crianças e jovens. Algumas delas estão usando bonés. Do lado direito da imagem, há algumas bandeiras e retratos na parede. A sala tem grandes janelas que permitem a entrada de luz natural. A atmosfera geral parece ser descontraída e educativa.
Auditório do Museu da Água recebeu os grupos para palestra sobre meio ambiente e preservação de recursos hídricos
A imagem apresenta um grupo de crianças e adolescentes reunidos em uma área ao ar livre, rodeados por árvores e vegetação. As crianças estão usando uniformes escolares, com camisetas brancas e calças ou shorts escuros. Elas parecem estar prestando atenção a uma mulher adulta, que está de pé e parece ser uma professora ou guia. Ela está vestindo um colete verde e gesticulando enquanto fala, indicando que está explicando algo para o grupo. As crianças estão dispostas em um formato semi-circular, com expressões de curiosidade e interação. Algumas estão sorrindo e outras observando atentamente. A cena é iluminada pela luz do dia, com sombras projetadas pelas árvores ao redor, criando um ambiente acolhedor e educativo. Ao fundo, é possível ver um caminho pavimentado que leva a uma área mais ampla, com mais vegetação. A atmosfera geral da imagem sugere um momento de aprendizado ao ar livre, onde as crianças estão envolvidas em uma atividade educativa ou passeio.
Estudantes também aprenderam um pouco sobre a história do Engenho Central que está ligada diretamente ao Rio Piracicaba
A imagem mostra uma cachoeira e um rio, vistos de uma passarela de metal. A cachoeira é pequena e está localizada no meio de uma vegetação exuberante. O rio é largo e possui águas turvas e agitadas. À direita da imagem, há uma estrutura de cor verde-amarelada, que parece ser um edifício ou um abrigo. A vegetação ao redor é densa e verde, com árvores frondosas que fornecem sombra sobre a passarela. O céu está parcialmente nublado, com algumas nuvens brancas visíveis. A cena transmite uma sensação de tranquilidade e contato com a natureza. A imagem parece ter sido tirada durante o dia, sob luz solar natural. A qualidade da imagem é boa, com detalhes nítidos da cachoeira, do rio e da vegetação.
Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de Março


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.