Primeira edição do passeio, em janeiro, reuniu cerca de 50 pessoas

Após o sucesso do passeio histórico no Engenho Central realizado em janeiro deste ano, com mais de 50 participantes, a Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Misp (Museu da Imagem e Som de Piracicaba), promovem a segunda edição da atividade neste domingo, 3/03, às 8h, com participação gratuita da população.

São 40 vagas e os interessados podem fazer as inscrições a partir de quarta-feira, 28/02, às 10h, pelo site https://doity.com.br/passeio-historico-no-engenho-central.

O passeio, que tem apoio da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), assim como na primeira edição, será conduzida por Vlademir Sérgio Bisso, ex-funcionário entre 1958 a 1868 da Société de Sucreries Brésiliennes, empresa francesa que produzia açúcar e etanol e que funcionou no Engenho Central até 1974, e por Maurício Beraldo, historiador do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.

No roteiro, que começa no portal do Engenho Central, o grupo vai percorrer diversos espaços do complexo, como alguns Armazéns, em que Bisso vai falar o que funcionava em cada um na época da Société de Sucreries Brésilienes. O passeio também vai falar como a atividade no Engenho Central com a cana-de-açúcar se conectava à economia da cidade e da região.

Bisso, um apaixonado pelo Engenho, vai dar detalhes e contar curiosidades sobre o que acontecia em cada Armazém, sobre a linha férrea que passava dentro do complexo, entre outros aspectos históricos do local.

Já Beraldo, antes da caminhada pelo Engenho, apresentará um panorama histórico do lugar, desde a sua criação, ainda na época do Brasil Imperial, até a desativação da usina, no século passado.

O ponto de encontro do passeio neste domingo, às 8h, no portal do Parque do Engenho Central, na avenida Maurice Allain, 454.

SERVIÇO – Passeio Histórico no Engenho Central. Domingo, 3/03, às 8h. Participação gratuita. Vagas limitadas. Inscrições a partir de quarta-feira, 28/02, às 10h, pelo site https://doity.com.br/passeio-historico-no-engenho-central.