Projeto piloto do passeio reuniu cerca de 50 pessoas

O projeto-piloto do Passeio Histórico no Engenho Central, realizado no último domingo, 21/01, foi um sucesso. Com a participação de ao menos 50 pessoas, de todas as idades, que esgotaram as inscrições online em apenas 20 minutos, o roteiro durou cerca de duas horas e passou por diversos pontos do complexo, do Portal na avenida Maurice Allain aos tantos espaços internos, como armazéns ativos e inativos, além de lugares no entorno das casas onde hoje funcionam a sede da Semac e da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras).

Grupo conheceu o entorno de onde hoje funciona a sede da Selam e da Semac

O evento foi conduzido pelo historiador do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, Maurício Beraldo, pelo diretor do Misp, Pedro Maurano, e por Vlademir Sérgio Bisso, ex-funcionário entre 1958 a 1868 da Société de Sucreries Brésiliennes, empresa francesa que produzia açúcar e etanol e que funcionou no Engenho Central até 1974. Bisso, um apaixonado pelo Engenho, conta detalhes e curiosidades sobre o que acontecia em cada Armazém, sobre a linha férrea que passava dentro do complexo, entre outros aspectos históricos.

A realização do passeio, ainda em fase experimental, é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Misp (Museu da Imagem e Som de Piracicaba), com apoio da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo).

“É de extrema importância o passeio guiado ao Engenho, pois se trata da história de um dos pontos mais importantes de nossa cidade. O Engenho Central contribuiu com o crescimento econômico de Piracicaba e, hoje, contribui com a manutenção da história e da cultura piracicabana. Milhares de pessoas frequentam o local e poucos sabem de sua história ou do uso dos barracões”, destaca Beraldo, que antes do início da caminhada pelo Engenho, apresentou um panorama histórico do lugar, desde a sua criação, ainda na época do Brasil Imperial, até a desativação da usina, no século passado.

Um dos participantes do passeio, Kléber Zerbielli, aprovou a realização do projeto. “Nunca tinha visto um passeio guiado como esse, tão rico em detalhes, contato por alguém que trabalhou no local e um historiador. Espero que tenha mais vezes”.

Rodrigo Rosentino também adorou participar do passeio. “Tenho 49 anos, sou piracicabano e não conhecia a história do Engenho. Achei muito boa esta iniciativa da Prefeitura de promover este encontro”.