A Secretaria de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), realiza na tarde de hoje (26/05) uma passeada em comemoração ao mês da Luta Antimanicomial (maio) e todo o processo de transformação no sistema de atendimento em saúde mental. A concentração será na Estação da Paulista, a partir das 13 horas. O tema da passeata é “SAÚDE MENTAL SEM MUROS: UMA LUTA DE TODOS E PARA TODOS”.
Ontem (25/05) foi realizado também, na Câmara de Vereadores, um seminário para tratar dos impactos na sociedade dos casos de transtorno mental e comportamentais relacionados ao uso de drogas. O evento contou com a participação do Promotor Público Estadual, dr. André Vitor de Freitas, e da Promotora Pública do Município de Piracicaba, dra. Maria Christina Marton Correia Seifarth de Freitas.
Participarão também a professora dra. Denise Razzouk, Coordenadora do Centro de Economia em Saúde Mental (CESM) e professora orientadora da Pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, sob a mediação da Terapeuta ocupacional da prefeitura, me. Paula Becker.
De acordo com o secretário de Saúde Pedro Mello, atividades dessa natureza são funadamentais para sensibilizar a sociedade e ampliar as discussões sobre os melhores caminhos a seguir para se ter um serviço público em processo permanente de aprimoramento.
“O seminário foi muito rico e trouxe elementos importantes para se discutir o trabalho em rede, envolvendo todos os agentes relacionados às questões da saúde mental”, disse Pedro Mello. “Só assim teremos um sistema de saúde capaz de dar conta dessas demandas sociais em sua amplitude”, enfatizou.