Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a rede socioassistencial do território do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Novo Horizonte, promove no dia 12/09, a partir das 13h30, passeata inclusiva. O evento é aberto à população.
O objetivo, segundo a coordenadora do Cras Novo Horizonte, Bruna Paiuta, é trazer à tona a luta da pessoa com deficiência e conscientizar sobre a inclusão dessas pessoas em todo e qualquer espaço.
A concentração será em frente ao Centro Social do Santo Antônio (rua Washington Abelha, s/n.º), onde os participantes se encontrarão com cartazes, folhetos informativos e instrumentos musicais para chamar a atenção da população. De lá, a passeata seguirá para a escola municipal Franco Montoro, onde haverá interação junto aos alunos, com dinâmicas informativas sobre a data e, em seguida, percorrerão até o PSF Jardim Vitória, localizado na rua Conchas, 550, para sensibilização do público.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, foi instituído pela Lei n.º 11.133/2005, marcando a construção de mobilizações para a inclusão social de pessoas com deficiência, conscientização da luta anticapacitista e celebração desses movimentos.
AÇÕES – As ações para celebrar a data não param por aí. O Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef) realiza a XII Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, com o tema Juntos por um mundo sem barreiras.
A programação contempla entrevista na rádio Educadora, no programa Abraços, com Rogério Farias, no dia 15/09, e a participação de conselheiros do Comdef para falar sobre as ações da semana e, principalmente, sobre a luta da pessoa com deficiência no Brasil.
Na terça, dia 17, às 19h, acontece o workshop Avaliação Biopsicossocial Unificada, na Câmara Municipal, com a participação de Renata Tibiriçá, defensora pública e coordenadora do Núcleo dos Direitos da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, e Rebeca Padulla, coordenadora da Saúde do Centro de Reabilitação de Piracicaba, psicóloga e mestre em Educação. No dia 19, às 19h, haverá participação do presidente do Comdef na tribuna da Câmara Municipal, que falará sobre os desafios na quebra das barreiras para a inclusão das pessoas com deficiência.
No sábado, dia 21, a população está convidada a participar da Caminhada Inclusiva. A concentração será a partir das 10h, na ponte estaiada, percorrendo a avenida Beira Rio, até o Casarão do Turismo onde haverá apresentações culturais de organizações sociais do município.
Entre os dias 24 e 27/09, será realizada capacitação paralímpica; desfile com o tema Estou Passando e palestra sobre autonomia de vida.