Participantes do curso de técnica culinária da Sema colocam confeito em bolo preparado na aula

A Cozinha Experimental, inaugurada em dezembro pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), recebeu, nesta terça e quinta-feira, 23 e 25/01, a primeira capacitação gratuita sobre técnicas culinárias, oferecida a pequenos produtores e interessados.

Com o objetivo de gerar de renda e incentivar a produção de alimentos locais, onze participantes aprenderam técnicas de produção de biscoitos doces e bolos, orientados pela chef de cozinha Bianca Bastos Abrantes, da ABC Training, empresa especializada neste modelo de capacitação, contratada pela Sema por meio de licitação.

As aulas fizeram parte dos Cursos Livres de Técnicas Culinárias, que teve início em novembro de 2023 e já realizou quatro módulos sobre pães e salgados assados, no laboratório de técnica dietética da Etec Cel. Fernando da Costa Febeliano. O módulo 5 foi o primeiro realizado na Cozinha Experimental da Sema.

Na próxima terça-feira, 30/01, e quinta-feira, 01/02, acontecem as aulas do módulo 6, sobre frutas cristalizadas e geleia de frutas. As inscrições foram encerradas nesta sexta, 26/01. O módulo 7 será sobre o preparo de pizza e conserva de vegetais e hortaliças, nos dias 6 e 8 de fevereiro (inscrições iniciam no dia 30/01).

Ilana Colovati Gonçalves foi uma das participantes do módulo 5, sobre biscoitos doces e bolos. Ela conta que já trabalha vendendo biscoitos decorados e macarons, e teve interesse em fazer o curso para se aprimorar. “Aprendi técnicas que ainda não conhecia e pretendo começar a fazer bolos mais para frente com os ensinamentos que obtive no curso. A Cozinha Experimental está muito bem equipada e quero voltar para fazer novas capacitações”, conta.

Já a nutricionista Ana Maria Feliciano disse que no momento está desempregada e viu no curso uma oportunidade de aprender confeitaria para empreender. “O curso foi muito didático, com técnicas fáceis e todo mundo conseguiu participar e tirar dúvidas. Um diferencial que gostei é que o curso preza por não usar alimentos ultraprocessados”, disse.

COZINHA – A construção da Cozinha Experimental teve início no final de 2021 e foi instituída como política pública municipal em junho de 2023, pela lei 9.945/2023. A Sema recebeu o apoio e a colaboração de instituições parceiras do município para o desenvolvimento do projeto, como Etec, Fatec, Unimep, Esalq, Fatep, Sebrae, Sesc, agricultores e produtores de alimentos locais.

De acordo com a secretária Nancy, a Sema já está realizando parcerias para lançar novos cursos neste primeiro semestre. “Nossos cursos e treinamentos oferecidos gratuitamente são relacionados à alimentação adequada e saudável, à gastronomia e técnicas de produção de alimentos, direcionado a agricultores locais, permissionários dos Varejões Municipais, produtores de alimentos artesanais e demais públicos interessados”, explica.

Além da população em geral, os cursos da Cozinha Experimental ainda poderão ser estendidos para merendeiras, professores da rede pública de ensino, agentes comunitários e profissionais de saúde, assistentes sociais e demais servidores públicos.

Participantes foram certificados na produção de bolos e biscoitos doces
Cozinha Experimental foi inaugurada em dezembro, na sede da Sema
As aulas fizeram parte dos Cursos Livres de Técnicas Culinárias da Sema
Cursos tem o objetivo de gerar de renda e incentivar a produção de alimentos locais