Portal do Município de Piracicaba

Parte preservada do Mercado Municipal de Piracicaba foi reaberta ao público hoje, 25/07

Prefeito Helinho Zanatta esteve no local para acompanhar a retomada das atividades

Por CCS / Publicado em 25/07/2025
Tempo de leitura: 6 minutos.
A imagem mostra um grupo de pessoas caminhando por um corredor em um mercado. No lado esquerdo, há uma barraca com produtos alimentícios, incluindo recipientes de comida amarela em uma vitrine refrigerada e um dispensador de suco de milho. Acima da barraca, há decorações coloridas, incluindo um leque de papel arco-íris e bandeirolas. No lado direito, há uma vitrine refrigerada cheia de carne crua, com um açougueiro trabalhando ao fundo. Um pilar com um padrão de mosaico marrom e branco se destaca na frente da vitrine de carne. Há sinais e iluminação típicos de um mercado.
O prefeito Helinho Zanatta e a presidente do Fundo Social, Valkíria Callovi, estiveram no local para acompanhar a retomada das atividades

A parte preservada do Mercado Municipal de Piracicaba foi reaberta ao público na manhã de hoje, 25/07, dois dias após o incêndio que atingiu cerca de 25% do prédio – o funcionamento seguirá normalmente, nos horários habituais, todos os dias (veja abaixo). O prefeito Helinho Zanatta e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkíria Callovi, estiveram no local para acompanhar a retomada das atividades. O Mercado Municipal de Piracicaba fica na Praça Dr. Alfredo Cardoso, 1.336, Centro, tem 68 boxes no total, 19 foram atingidos pelo incêndio.

A imagem retrata uma cena em frente a um edifício com uma fachada amarela e detalhes em vermelho, possivelmente um mercado municipal, como indicado pela inscrição "MERCADO PIRACICABA" e o brasão no topo. O céu está azul com algumas nuvens. No primeiro plano, um homem vestindo uma camisa xadrez azul e jeans está agachado, manuseando caixas de frutas, aparentemente laranjas. As caixas são de plástico, algumas amarelas e outras vermelhas, e estão empilhadas no chão de asfalto. Há também caixas pretas. À esquerda, um carro prateado está estacionado. Ao fundo, outras pessoas podem ser vistas, algumas sentadas e outras em pé, e um caminhão cinza está estacionado à direita. O edifício possui janelas com grades e uma entrada coberta por um toldo, sustentado por colunas com um revestimento texturizado em tons de bege e marrom. Há também um sinal de trânsito com a letra "E" dentro de um círculo vermelho. A cena sugere uma atividade de carga ou descarga de mercadorias em um ambiente urbano.
Parte preservada do Mercado Municipal de Piracicaba está reaberto ao público a partir de hoje

Helinho falou sobre quais serão os próximos passos e como a Prefeitura seguirá colaborando. “Estamos agendando uma reunião com os 19 permissionários que tiveram seus estabelecimentos atingidos e seguiremos em contato com a Associação, com o objetivo de encontrar uma solução para que esses comerciantes retomem seus trabalhos. Vamos buscar um caminho. Mas nosso Mercadão continua firme, forte e de pé, reabrindo suas portas para a cidade, pronto para receber a todos”, destacou o prefeito.

Os secretários de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Maurício Perissinotto; de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo; de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Luciano Celêncio; e o vereador Fábio Silva também participaram da visita.

A gestão do local é feita por meio de parceria público-privada entre a Prefeitura e a Associação de Comerciantes do Mercado Municipal. “Nós só temos a agradecer à Prefeitura e às entidades que têm nos ajudado, desde o início, mas também à população em geral, por todo o carinho e apoio. Juntos estamos aqui, buscando a melhor solução para atender a todos os que foram afetados. Mas é importante dizer para que as pessoas frequentem o mercado, contamos com essa colaboração, com esse incentivo à retomada”, salientou Thaís Gabriele Magro Ferreira, vice-presidente da Associação.

E logo nas primeiras horas do dia, diversos clientes passaram pelo Mercado Municipal, demonstrando apoio e solidariedade aos comerciantes locais.

A aposentada Maria José de Brito Vieira, de 76 anos, se emocionou ao falar sobre o querido Mercadão. “Foi muito triste ver o que aconteceu. Sempre venho aqui, desde muito tempo, tenho amizade com todos e é onde compro tudo o que preciso. Hoje saí de casa justamente para ver como está, ver as pessoas e vou continuar frequentado. Por isso, quero dizer às pessoas que venham ao Mercadão, está tudo em ordem, está tudo bem. É nossa hora de dar uma força a quem está trabalhando e também para aqueles que terão de recomeçar”, disse.

A imagem mostra uma mulher mais velha sorrindo para a câmera em um ambiente interno, possivelmente um mercado ou praça de alimentação. Ela veste um suéter azul com um padrão de cabos intricado e um cardigã bege sobre ele. Um pequeno bolsa preta com zíper está pendurada em seu ombro. Seu cabelo é curto e marrom, e ela usa um brinco verde em sua orelha esquerda. O fundo está desfocado, mas mostra outras pessoas em uma fila em frente a um balcão vermelho com azulejos. Há também uma parede com um padrão de hexágono azul e vermelho à esquerda da mulher. A iluminação é brilhante, sugerindo um ambiente bem iluminado. A mulher parece relaxada e feliz.
A aposentada Maria José de Brito Vieira, de 76 anos, se emocionou ao falar sobre o querido Mercadão

Neide Assarice é funcionária de uma das bancas do Mercado Municipal e também viveu com emoção a reabertura. “Trabalho no Mercadão há 12 anos e passar por esse momento foi assustador. Estamos sentidos em ver o que aconteceu, sentimos a dor dos nossos colegas de trabalho. É muito triste ver pessoas, famílias que perderam suas coisas, de uma hora pra outra, por isso reiniciar hoje foi emocionante. Nossa esperança, agora, é que tudo volte ao normal o mais breve possível”, ressaltou.

A mulher, com um sorriso radiante, está atrás de um balcão de mármore escuro, vestindo um avental preto com o logotipo "Fábrica di Pamonha" e um cardigã vinho sobre uma camisa verde. Ela usa uma touca preta com o mesmo logotipo bordado. Atrás dela, em uma prateleira, há várias garrafas de um líquido amarelo, possivelmente suco ou bebida, e um dispensador de plástico transparente com milho e a inscrição "Fábrica di Pamonha - Suco de Milho 100% Natural". Na frente do balcão, em uma vitrine refrigerada, há uma grande quantidade de pamonhas embrulhadas em folhas de milho.
Neide Assarice é funcionária de uma das bancas do Mercado Municipal há 12 anos

LIMPEZA CONCLUÍDA – O secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Luciano Celêncio, explicou que a limpeza da área atingida pelo fogo foi finalizada ontem, 24/07. “Concluímos a limpeza mais pesada, com a retirada de material, para garantirmos a segurança da estrutura e também dos comerciantes, que puderam entrar em suas lojas e retirar seus pertences. Agora será iniciada uma nova etapa, na qual a Associação, em contato com a seguradora, vai alinhar o planejamento da reconstrução”, contou.

A limpeza foi executada por força-tarefa montada pela Prefeitura de Piracicaba – com coordenação da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros.

O Mercadão conta com área de 3.367 metros quadrados e cerca de 25% foi atingida pelo fogo; ao todo, 19 boxes foram atingidos. Não houve vítimas.

FUNCIONAMENTO – O Mercado Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 17h30; aos sábados das 6h às 13h; e aos domingos e feriados das 6h às 12h.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.