Portal do Município de Piracicaba

Parque Tecnológico de Piracicaba: Prefeitura formaliza gestão do Pecege

Contrato assinado pelo prefeito Helinho Zanatta marca início de um novo ciclo, que terá início a partir de 1º/12

Por CCS / Publicado em 02/10/2025
Tempo de leitura: 7 minutos.
Na imagem aparecem sete homens e uma mulher. No centro um homem vestido de paletó escuro e camisa branca, assina um documento, sendo observado pelas outras pessoas presentes.
O prefeito Helinho Zanatta assinou hoje o contrato que oficializa o Pecege como entidade gestora do Parque Tecnológico de Piracicaba

O prefeito Helinho Zanatta assinou hoje, 02/10, o contrato que oficializa o Pecege como entidade gestora do Parque Tecnológico de Piracicaba (PTP), após a homologação do resultado do chamamento público realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

O encontro contou com a presença do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan; da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Thais Fornicola; do CEO e do presidente do Pecege, Daniel Yokoyama Sonoda e Ricardo Shirota, respectivamente; e do deputado estadual Alex Madureira.

Dessa forma, o Pecege vai assumir a responsabilidade integral pela administração, operação, conservação, manutenção de bens públicos afetos ao objeto, desenvolvimento institucional e expansão do PTP, inclusive no âmbito nacional e internacional, além da realização contínua de atividades correlatas à inovação, empreendedorismo, ciência e tecnologia no município de Piracicaba.

Na imagem aparece uma vista aérea com vários prédios espalhados por uma grande área rodeada por vegetação. No destaque aparece um prédio escrito PECEGE, em vermelho. Abaixo aparecem dois prédios escritos FATEC. No estacionamento em baixo de árvores aparecem alguns ônibus e carros estacionados.
O maior objetivo é tornar o PTP uma referência latino-americana nas verticais AgTech, BioTech, FoodTech e Bioenergia

“O Parque Tecnológico é uma das ferramentas do desenvolvimento de Piracicaba e um instrumento fundamental para projetar a cidade para o futuro. Com a chegada do Pecege à gestão, a partir de 1º/12, damos um passo decisivo para consolidar o parque como uma referência em inovação, pesquisa e empreendedorismo. Esse novo ciclo, representa uma verdadeira mudança de patamar: transforma o parque em um equipamento estratégico para impulsionar a economia, gerar novas oportunidades de emprego e renda e garantir que Piracicaba se afirme cada vez mais como uma cidade metropolitana, preparada para os desafios da próxima década”, salientou Helinho.

Além do Parque Tecnológico, a instituição gestora será responsável também pelos seguintes equipamentos públicos vinculados: Núcleo do Parque Tecnológico, que é a sede administrativa e de governança do Parque, contendo boxes empresariais, auditório, salas de reunião, capacitação e laboratórios; Container Park Lab, ambiente anexo, com estrutura destinada à instalação de unidades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, prototipagem e demonstração de soluções inovadoras; “Para o Pecege, assumir a gestão do Parque Tecnológico é, ao mesmo tempo, um grande desafio e uma enorme oportunidade. Esse compromisso reforça duas das nossas principais missões: disseminar conhecimento de qualidade e, no caso específico do parque, estimular o surgimento de ideias inovadoras. Queremos criar um ambiente propício para que pesquisadores, empresários e investidores desenvolvam projetos que tragam benefícios não apenas para Piracicaba, mas também para o Estado e para o Brasil. Nosso objetivo é criar um ambiente propício para a atração de novas empresas, gerar empregos, renda e fortalecer a vocação de Piracicaba, que sempre se destacou pela pujança do agro, da indústria e agora também da saúde e da inovação”, reforçou Shirota.

Conforme disposto no edital, não haverá aporte de recursos da Prefeitura para custeio; o objetivo é estabelecer uma entidade gestora responsável por captar recursos por meio de programas estaduais, federais e de receita própria. O termo de concessão e gestão terá vigência de 10 anos.

O procedimento de seleção considerou a proposta de trabalho que obteve a maior pontuação total, que foi calculada mediante a soma da pontuação auferida nos quesitos: atuação institucional na gestão ambientes de inovação; capacidade de articulação e parcerias estratégicas multissetoriais ativas; capacidade de Execução de iniciativas de Formação e Geração de Negócios na área de CT&I; capacidade de difusão tecnológica multissetorial e internacionalização; investimento realizado em infraestrutura física para CT&I; qualidade da proposta técnico-operacional; e estratégia de sustentabilidade financeira e contrapartidas.

“Com a assinatura deste contrato, o Parque Tecnológico inicia um novo ciclo sob a gestão do Pecege. Temos a confiança de que a experiência da instituição, aliada ao seu vínculo com Piracicaba, trará mais inovação e abrirá portas para novos investimentos e oportunidades para nossa cidade. O parque é um patrimônio estratégico para o desenvolvimento econômico e científico do município, e essa nova etapa vai reforçar seu papel como referência para empresas, pesquisadores e empreendedores”, completou Thais.

O Parque Tecnológico de Piracicaba é empreendimento público de base territorial, articulado com políticas municipais, estaduais e federais de incentivo à inovação, funcionando como um vetor de desenvolvimento econômico sustentável, geração de empregos qualificados e internacionalização de soluções tecnológicas, integrando ainda laboratórios de pesquisa, hubs e incubadoras de empresas, instituições de ensino técnico e superior, instituições governamentais e não governamentais, indústrias de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e comércio e prestação de serviços de apoio à inovação.

Fundado em 2012, fica localizado na avenida Cezira Giovanoni Moretti, 600, no bairro Santa Rosa. O maior objetivo é tornar o PTP uma referência latino-americana nas verticais AgTech, BioTech, FoodTech e Bioenergia.

APOIO ESTRATÉGICO – Durante o encontro, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio entregou ao secretário estadual um plano de atuação para captar suporte estratégico e formalizar o Plano de CT&I de Piracicaba, com o objetivo de consolidar a cidade como referência nacional em bioeconomia regenerativa.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.