Portal do Município de Piracicaba

Parque do Mirante: Prefeitura publica edital para receber propostas de concessão de uso do espaço

Edital de concessão abrange, também, Aquário Municipal e Elevador Turístico Alto do Mirante

Por CCS / Publicado em 16/12/2025
Tempo de leitura: 6 minutos.
A imagem mostra um caminho de concreto em um parque, ladeado por uma grade de cor salmão e vegetação exuberante. O caminho segue uma curva suave para a direita, desaparecendo em uma floresta densa. À esquerda do caminho, há uma placa com várias setas indicando diferentes direções e destinos, como "Mirante 63", "Véu da Noiva", "Sanitários" e "Mirante 64/65". A vegetação é rica e variada, com árvores altas, cipós pendurados e folhagens densas que criam uma atmosfera de selva. À direita, uma vala rasa com água marrom corre paralela ao caminho, também cercada por vegetação. Ao fundo, algumas pessoas caminham pelo parque, sugerindo que é um local popular para passeios. A iluminação sugere um dia nublado ou o final da tarde, com uma luz suave que penetra a copa das árvores.
Com concessão, Parque do Mirante será revitalizado, terá quiosques e playground

Com o propósito de aprimorar os espaços turísticos no entorno da região da Rua do Porto, a Prefeitura de Piracicaba recebe, até 24 de fevereiro de 2026, propostas de empresas, isoladamente ou em consórcio, interessadas na concessão de uso a título oneroso para revitalização, gestão, operação restauração, manutenção, modernização e conservação do Parque do Mirante, do Aquário Municipal e do Elevador Turístico Alto do Mirante, incluindo a execução de obras e serviços, bem como a exploração de atividades econômicas vinculadas à área da concessão. O edital de concorrência eletrônica é o de número nº 08/2025 e ele pode ser consulta na íntegra em https://sistemas.pmp.sp.gov.br/semad/slicit/cns_pncp_compras_transparencia_view/.

Conforme o edital, a área objeto da concessão corresponde a 28.500 m², sendo permitida a exploração comercial de atividades e eventos relacionados a lazer, recreação, educação, entretenimento, gastronomia, desporto, cultura, turismo, comércio, fomento ao empreendedorismo, à economia criativa e à inovação tecnológica, bem como a exploração de receita acessória.

De acordo com o Plano de Negócios Referencial da concorrência, a concessão será dividida em quatro fases, sendo elas: revitalização de estruturas e geração de receitas (período: anos 1 e 2); consolidação de atrativos (anos 3 a 5); finalização de investimentos e aumento da visitação (anos 6 a 17) e consolidação de ponto turístico e manutenções (anos 18 a 25).

Para o Aquário está prevista a construção de pet shop, loja de souvenir, cenografia para foto temática, ampliação dos aquários centrais e cobertura e fechamento da área externa. Para o Parque do Mirante, a previsão é haver reforço das estruturas de encosta, revitalização, jardinagem, estacionamento, quiosques, playground, fonte, banheiros, academia ao ar livre, mall de lojas e restaurante, adaptação do local para recepção de shows ao ar livre, instalação de piso tátil, revitalização e ampliação do sistema de iluminação, compra de bicicletas para criação de atrativo turístico, entre outras. E quanto ao Elevador, o plano é reformar banheiros e quiosque, além de instalar painéis de LED para “envelopar” o elevador, criando mais uma atração visual para a cidade e fonte de receita via outodoors, bem como pintura, elétrica, hidráulica, estrutura metálica, torre e lanchonete.

A imagem mostra um corredor com vários aquários embutidos na parede. Os aquários contêm peixes e plantas aquáticas, com rochas e outros elementos decorativos. O corredor é pavimentado com ladrilhos de pedra em tons terrosos, e o teto é curvo, com iluminação embutida. À direita, há uma área com corrimãos de vidro e metal, sugerindo que pode ser uma passarela ou uma área de observação com vista para algo abaixo ou ao lado. Plantas em vasos adornam o espaço perto de uma entrada de vidro. O ambiente parece ser um aquário público ou um espaço de exposição com foco na vida aquática.
Aquário municipal integra edital de concessão aberto para receber propostas
A imagem mostra uma vista aérea de uma ponte sobre um rio caudaloso. A ponte é larga e abriga tráfego de veículos, incluindo um caminhão branco, carros e ônibus. Há uma estrutura arquitetônica moderna e alta na lateral da ponte, com um elevador de vidro e uma plataforma de observação circular. O rio é largo e agitado, com corredeiras e algumas pedras expostas. As margens do rio são cobertas por vegetação exuberante e densa, com árvores altas e folhagem verde. Ao fundo, avista-se uma cidade com edifícios residenciais e comerciais, alguns de vários andares, e telhados de casas. O céu está claro e azul, indicando um dia ensolarado.
Elevador Turístico Alto do Mirante também faz parte do processo de concessão

Segundo o edital, deverá haver gratuidade para entrada ao Parque do Mirante. Para o Aquário Municipal, a entrada será gratuita para visitas pedagógicas de alunos da rede pública municipal e de entidades sociais.

Conforme a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Clarissa Quiararia, foi contratada uma consultoria para a realização de parecer técnico para a análise da viabilidade econômica da concessão. “É inviável a manutenção eficiente dos espaços com orçamento público, portanto, com a concessão, o patrimônio se mantém público, mas o concessionário passa a ser o responsável pelos investimentos, manutenção, preservação e ampliação dos espaços, o que possibilita ganhos econômicos para o município, levando em consideração a geração de empregos, bem como o incremento na infraestrutura turística, criando, inclusive, novos ambientes de visitação”, explicou.

O valor mínimo para o lance inicial na licitação é de R$ 100 mil e o critério de julgamento é o de maior oferta (maior lance). A concessão é para 25 anos, podendo ser prorrogada por até dez anos. Após a finalização do processo licitatório, a concessionária será responsável pela execução das intervenções obrigatórias na área da concessão, conforme disposto no Plano de Negócios Referencial e nas Diretrizes das Intervenções Obrigatórias, no valor estimado de R$ 8.223.941,61.

No edital de concorrência eletrônica 08/2025 não há valores definidos para ingressos e/ou demais serviços nos locais abrangidos pela concessão, portanto, a empresa ganhadora poderá definir preços visando a viabilidade financeira, algo que pode ser feito, inclusive, junto da comunidade, à medida que forneça novos atrativos.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.