A Estação da Paulista recebeu grande público no último domingo (12), quando foi realizada sexta edição do Lazer no Parque, projeto coordenado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) que oferece diversas atividades de lazer e serviços como massagem e corte de cabelo. Às 10 horas as apresentações de palco deram espaço para uma homenagem. O Parque de Lazer da Paulista recebeu o nome de Bráz Rosilho.
A denominação, feita por meio da lei 5.950 de 2007, foi uma forma encontrada pelo vereador Walter Ferreira da Silva (Pira) de eternizar o nome de Bráz Rosilho, figura importante no ambiente político de Piracicaba. Ele foi vereador por 15 anos e por duas vezes assumiu a presidência da Câmara Municipal.
Familiares e amigos acompanharam o descerramento da placa. Katia Cristina Rosilho dos Santos, filha do homenageado, agradeceu ao vereador Pira e ao prefeito Barjas Negri pelo gesto. “Tenho certeza que, onde ele estiver, está muito feliz com esse ato”, disse.
Pira lembrou do trabalho de Bráz Rosilho pela cidade, seja como legislador ou como esportista: “ele foi um homem merecedor, que trabalhou muito por Piracicaba sendo vereador por tanto tempo e até mesmo jogando pelo XV”. “A homenagem se torna mais justa pelo local que recebeu o nome dele. O Parque da Paulista está bonito assim graças ao trabalho de Barjas Negri, que muito tem feito para melhorar a cidade”, completou.
“A Câmara foi muito feliz em colocar o nome de Brás Rosilho no Parque de Lazer da Paulista e esse reconhecimento vem em boa hora. Me sinto honrado em participar da homenagem neste parque, que ficou abandonado por 30 anos. Hoje temos áreas de lazer e atividades para crianças, adultos e idosos, o que valoriza toda região”, afirmou o prefeito Barjas Negri.
Também prestigiaram o evento os secretários Pedro Mello (Esporte), José Antonio de Godoy (Governo) e Rosângela Camolese (Cultura), assim como os vereadores Capitão Gomes e João Manoel.
MelhoriasRecentemente a Estação da Paulista, com área de 48 mil metros, passou por diversas reformas. Seu barracão, de 1.728 m², foi reestruturado com a construção de paredes em alvenaria para separação de ambientes e gesso com sistema acústico, restauração completa e colocação de vidros nas esquadrias de madeira e ferro, troca das roldanas das portas, reposição de faixas de madeiras externas, instalação e guarda corpo, retirada e limpeza de telhas e revisão do madeiramento da cobertura.
Foi instalada ainda a Academia ao Ar Livre, com 10 aparelhos adaptados para a terceira idade; ampliação da pista de caminhada, que tinha 600 metros de extensão, recebeu mais 340 metros de piso intertravado colorido; instalação de luminárias; plantio de 109 m² de grama esmeralda; reforma dos sanitários masculino e feminino, que receberam novas divisórias de granito e portas de ferro; instalação de dois parques infantis, um com 300 m² e outro com 150 m².
AtividadesCentro Cultural Antonio Pacheco Ferraz – Oficinas de teatro, dança de rua, dança de salão, sapateado, ballet, artesanato em jornal, tear, desenho e pintura. Há uma sala de cinema capacidade para 25 pessoas que apresenta, toda quinta-feira, um filme diferente. Conta também com uma sede do programa "Acessa São Paulo", do Governo do Estado de São Paulo, que oferece internet de banda larga gratuitamente. O espaço comporta também apresentações culturais e de lazer como a Festa da Primavera (Mostra da Cultura Japonesa), Mostra de Orquídeas, Dia da Consciência Negra, entre outras demonstrações culturais. A Selam desenvolve no espaço aulas de ginástica rítmica para meninas a partir de 7 anos. Horário de funcionamento: das 8 às 17h.
Armazém da Cultura Maria Dirce de Almeida Camargo – Abriga o Projeto Guri, do Governo do Estado, que leva conhecimento musical para crianças e adolescentes. É sede também do Núcleo Musical da Semac, com aulas de violão, teclado e flauta doce para todas as idades. O Armazém abriga ainda a Sociedade Cultura Artística. O espaço é aberto para diversas ações como conferências e reuniões. Horário de funcionamento: das 8 às 17h.
Estação do Idoso José Nassif – Desenvolvido pela Semdes, o projeto atende a população com mais de 50 anos, com ginástica, alongamento, yoga, oficinas de artes e bailes. O local é usado também para reuniões de diversos grupos de Terceira Idade e desenvolvimento do Coral "Cante Outra Vez", formado por pessoas acima de 50 anos. Há uma completa academia para Terceira Idade ao ar livre, muito frequentada pelo seu público alvo. Horário de funcionamento: das 8 às 17h.
Parque de Lazer Bráz Rosilho – Conta com pista de caminhada de 970 m, ciclovia com 650 m, três playgrounds, aparelhos para ginástica e mini bosque. O espaço é ponto de encontro de moradores de Piracicaba e região para lazer e entretenimento. Horário de funcionamento: das 6 às 22h.