Parceria entre Prefeitura e CPFL, minicurso aborda eficiência energética
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da empresa Tecnia e em parceria com a CPFL Paulista, vai promover na próxima semana o minicurso Boas Práticas de Eficiência Energética. Com 4 horas de duração, o minicurso será online e estará disponível para a população entre os dias 02/08 e 09/08, por meio do link https://bit.ly/EficiEnergética. Será fornecido certificado para os participantes, após avaliação.
O minicurso será ministrado pelo engenheiro eletricista Luiz Carlos Diniz, responsável técnico da Tecnia, com ampla experiência em eficiência energética e energia alternativa.
O minicurso faz parte do projeto Piracicaba Bem Iluminada, que compõe o Programa de Eficiência Energética da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), apresentado pela Prefeitura e aprovado pela CPFL Paulista por meio de chamada pública em 2020. A empresa Tecnia foi contratada pela Prefeitura para a execução do projeto. A CPFL custeou a troca de luminárias públicas em áreas verdes do município no valor de R$ 937.226,77.
Estão sendo substituídas 415 lâmpadas de vapor metálico e 415 reatores eletromagnéticos por 780 luminárias com tecnologia LED. As trocas estão ocorrendo nos parques Piracicamirim e Mirante, na praça Turcão, no Nova Piracicaba, e na ciclovia e pista de caminhada da avenida Cruzeiro do Sul. De acordo com a Semob (Secretaria Municipal de Obras), a troca deve reduzir em quase 80% o consumo de energia nos locais que as receberam, com economia de cerca de R$ 143,5 mil/ano nas contas.
SERVIDORES – O minicurso também será ministrado para servidores da Prefeitura no dia 09/08, em sessões no auditório do Centro Cívico, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.
CONTEÚDO – O municurso será composto por seis temas, sendo eles:
Objetivos do PEE (Projeto de Eficiência Energética), executado pela CPFL e regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica);
Conceitos básicos de eficiência energética e suas aplicações;
Conceitos básicos de luminotécnica;
Operação e manutenção dos equipamentos, inclusive dos adquiridos e instalados nas áreas públicas do município;
Apresentação do projeto de eficiência energética executado, contendo o objetivo e os resultados alcançados;
Dicas de economia de energia, segurança, prevenção de perdas por uso inadequado de energia, tarifas, entre outras.
