Parceria da Prefeitura dará vazão a procedimentos em diversas especialidades
Secretaria de Saúde, Universidade Anhembi-Morumbi, Santa Casa e Inspirali inauguram amanhã, 20/03, o Centro Integrado de Saúde (CIS) oferecendo atendimentos médicos gratuitos à população via SUS

Seguindo com as ações para zerar as filas de espera por procedimentos em diversas especialidades, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, firmou parceria com a Universidade Anhembi Morumbi (UAM) que inaugura amanhã, 20/03, às 13h, o seu Centro Integrado de Saúde (CIS) que funcionará nas dependências da Santa Casa de Misericórdia, que também é parceira na ação ao lado do ecossistema de educação em saúde Inspirali.
O espaço será administrado pela Universidade, oferecendo atendimentos médicos gratuitos à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “A parceria visa zerar fila de atendimento por meio dos profissionais e infraestrutura oferecida pelo CIS-UAM tendo como principal objetivo atender os pacientes prioritários que aguardam por um ou mais procedimentos. Neste início, a Prefeitura terá vagas para atender pacientes nas seguintes especialidades: ginecologia, dermatologia, nefrologia, ortopedia, hematologia e endocrinologia”, explicou o secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco.

Daniela Andrade, secretária-executiva da Secretaria de Saúde, enfatizou que a parceria está começando agora e ainda não há como dimensionar o quantitativo de pessoas que serão beneficiadas. “A proposta é que cada médico preceptor faça até 16 atendimentos por dia, ou seja, quanto mais médicos inclusos no projeto, mais pacientes serão atendidos”, apontou.
A secretária-executiva destacou que as agendas serão abertas de acordo com a disponibilidade de profissionais da UAM. “A partir da abertura do agendamento, as vagas serão preenchidas pelas equipes da regulação municipal que buscarão os casos prioritários e os que estão há mais tempo na fila de espera e farão o agendamento com antecedência para que o paciente possa se preparar e comparecer à consulta no dia e hora marcados, assim, evitando o absenteísmo”, frisou Daniela.
De acordo com a UAM, os atendimentos serão realizados por médicos especialistas, vinculados ao curso de medicina da Instituição, acompanhados por alunos do ciclo clínico e do internato. “Essa experiência potencializa sobremaneira a qualidade da formação do médico egresso que estará mais preparado para o mundo do trabalho. Esta iniciativa será fundamental para expandir o acesso à saúde na região e formar profissionais preparados para atuar com empatia e excelência”, afirma Robson Santana, diretor da Universidade Anhembi Morumbi.

O espaço terá 19 consultórios e funcionará como um suporte ao SUS, recebendo pacientes encaminhados pelos postos de saúde do município. “A inauguração de um Centro Integrado de Saúde é sempre um marco para a nossa história como ecossistema de ensino médico. É muito gratificante levar este conforto e amparo à população de forma integral, oferecendo este serviço de cuidado de excelência e muito acolhimento”, afirma Temisson José dos Santos, diretor operações da Inspirali.