O projeto Respeito às Diferenças chega a Piracicaba com oficinas pedagógicas para professores da Rede Municipal. A parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Aegea e a Flamingo Comunicação traz a iniciativa que busca desenvolver as habilidades de leitura, escrita e ilustração de alunos do 4° e 5° anos do Ensino Fundamental I das escolas municipais, ampliando a relação de pertencimento à escola, tratando das diversidades e promovendo a autoestima dos alunos.
Participaram do encontro de ontem, 1º/09, no anfiteatro da Secretaria de Educação, Coordenadores do Ensino Fundamental, Formadoras e Supervisoras do Ensino Fundamental e da Educação Infantil.
Participaram do encontro Supervisoras, Formadoras e Coordenadores do Ensino Fundamental.
A oficina foi coordenada pela professora Celinha Nascimento, autora e formadora, mestre em Literatura brasileira, graduada em Letras pela USP e pesquisadora de cultura popular, meio ambiente e literatura clássica. Todo o projeto segue as competências do Currículo da Rede Municipal, o Currículo Paulista e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao mesmo tempo que propõe a reflexão sobre diversidade e o gênero literário cartas.
O projeto oferece oficina de formação aos professores sobre o tema Respeito às Diferenças e o gênero literário cartas, e propõe aos profissionais que reflitam e desenvolvam o tema em sala de aula, utilizando as habilidades textuais e ilustrativas dos alunos. No desenvolvimento do projeto, as melhores obras de cada unidade escolar, criadas pelos alunos, serão enviadas a uma comissão julgadora que irá selecionar algumas para a criação de um livro.
Profª Celinha Nascimento durante a formação do projeto que busca desenvolver as habilidades de leitura, escrita e ilustração de alunos Ensino Fundamental I
Todas as escolas têm a garantia da publicação de ao menos um trabalho, com o nome do respectivo professor e alunos autores, que também ficará disponível no site do projeto junto de uma versão narrada em formato de audiodescrição pelos próprios alunos.
Além de Piracicaba, o projeto vai percorrer outras novas cidades do Brasil. Sendo elas: Canoas (RS), Esteio (RS), Campo Verde (MT), Pedra Preta (MT), Sorriso (MT), Cariacica (ES), Serra (ES), Matão (SP), Teresina (PI).