Portal do Município de Piracicaba

Paralelas do Salão de Humor destacam curadorias de Piracicaba e novas temáticas

Mostras acontecem em diferentes espaços da cidade e seguem até 02/11, com entrada gratuita

Por CCS / Publicado em 28/08/2025
Tempo de leitura: 7 minutos.
Descrição: Em uma floresta densa e verde, dois indígenas aparecem à direita. Um adulto, de cocar simples, aponta para as árvores e diz ao filho pequeno: “Filho, um dia tudo isso já foi nosso!”. O traço é em estilo cartum leve e colorido.
Exposição Calhau do Salão – Cartum de Céllus, publicado no Calhau 32

O circuito de exposições paralelas do 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba segue movimentando a cidade com diferentes propostas curatoriais que ampliam o alcance do humor gráfico. Hoje, quinta-feira, 28/08, às 19h, será aberta no Museu Prudente de Moraes a mostra Um Calhau no Salão, organizada pelos piracicabanos Edu Grosso, Erasmo Spadotto e Alê Bragion. A exposição reúne parte do material publicado na página Calhau, da Gazeta de Piracicaba, e celebra a produção de artistas locais, nacionais e internacionais, reforçando a presença do humor gráfico no cotidiano da cidade.

Descrição: Três homens estão em pé sorrindo para a câmera. À esquerda, um homem usa boina marrom, camisa cinza e calça jeans. No centro, um homem de óculos, barba e cabelo grisalho, veste camisa estampada com folhas verdes e calça bege. À direita, outro homem veste camiseta cinza e calça jeans. Ao fundo, uma obra de arte com traços expressivos em azul, branco e vermelho.
Organizadores da mostra e idealizadores do Calhau Alê Bragion, Edu Grosso, Erasmo Spadotto (Divulgação)

Criado para manter viva a presença do humor gráfico na cidade entre uma edição e outra do Salão, o Calhau já reuniu mais de 40 edições com a participação de artistas de diferentes países e gerações. Entre os nomes que já integraram a página estão Angel Boligan (Cuba), Pakdell (Irã), Marilena Nardi (Itália), Toscano (Peru), O-Sekoer (Bélgica), além de brasileiros consagrados como Laerte, J. Bosco, Gilmar, Amorim, Fernandes e Veronezzi. O espaço também valoriza a produção local, com artistas como Fausto Longo, William Hussar e Ponciano, reafirmando o papel de Piracicaba como referência mundial no humor gráfico.

Descrição: Uma criatura metálica em forma de dinossauro com a inscrição “AI” no peito abre a boca e cospe dezenas de livros coloridos para o alto. A cena transmite a ideia de inteligência artificial devorando e transformando informações.
Exposição Calhau do Salão – Cartum de Marilena Nardi da Itália

“Piracicaba tem um dos principais salões de humor do mundo, mas os jornais impressos deixaram de oferecer espaço para esse tipo de produção. O Calhau surgiu para recriar esse cenário e garantir que o humor gráfico continuasse vivo na cidade”, explica Erasmo Spadotto. Para os organizadores, a mostra é a oportunidade de compartilhar com o público uma síntese do trabalho feito em quase dois anos de publicação.

Descrição: Outra parede branca reúne oito cartuns e caricaturas coloridas sobre Doação de Órgãos. Entre eles, há desenhos de médicos, caricaturas de personalidades, uma equipe de futebol, uma figura segurando um coração e ilustrações estilizadas que destacam o tema da doação.
Mostra tem com curadoria de Mario Mastrotti do Instituto Gabriel – Foto Cristiano Diehl

GALERIA BAUHAUS – Ontem, quarta-feira, 27/08, foi aberta a paralela Galeria Bauhaus – 10 anos do Salão de Humor sobre Doação de Órgãos, com curadoria de Mario Mastrotti (Instituto Gabriel), que relembra a trajetória iniciada em 2008 por Maria Inês e Valdir de Carvalho. A mostra reúne mais de 60 trabalhos premiados nas quatro primeiras edições do Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos, promovido pelo Instituto Gabriel, iniciativa pioneira que busca mudar a cultura do país em relação à doação e reduzir a fila de espera por transplantes. São cartuns, charges, caricaturas e tiras que, com sensibilidade e ironia, tratam da importância da doação de órgãos.

Descrição: Cinco pessoas posam sorridentes diante de um painel de boas-vindas da exposição sobre Doação de Órgãos. À esquerda, um homem de camiseta azul clara; ao lado dele, outro de barba e óculos, com camiseta preta com desenho de uma máquina de chicletes. No centro, uma senhora de cabelos brancos e óculos veste roupa preta. À direita, dois jovens: um homem de barba, com camiseta cinza, e uma mulher sorridente, com camiseta preta estampada.
Mario Mastrotti (curador), Junior Kadeshi (Coordenador do SIHP), Maria Inês (Idealizadora), Bruno Cesar Ferreira (Instituto Gabriel) , Bruna Caritá (Galeria Bauhaus)

Criado a partir da história de Gabrielle, filha de Maria Inês e Valdir, o salão nasceu do desejo de transformar uma tragédia pessoal em uma mensagem de esperança. Ao lado de Mario Mastrotti, o casal idealizou um projeto que consolidou o humor como ferramenta de mobilização social. Em diferentes estilos e narrativas, os trabalhos expostos demonstram que o riso pode ser também um recurso de conscientização capaz de inspirar mudanças e, literalmente, salvar vidas.

Descrição: Outra parede branca reúne oito cartuns e caricaturas coloridas sobre Doação de Órgãos. Entre eles, há desenhos de médicos, caricaturas de personalidades, uma equipe de futebol, uma figura segurando um coração e ilustrações estilizadas que destacam o tema da doação.
Criado a partir da história de Gabrielle, filha de Maria Inês e Valdir, o salão nasceu do desejo de transformar uma tragédia pessoal em uma mensagem de esperança.

“O Salão de Humor é sempre um marco para Piracicaba e, neste ano, ganha ainda mais força com as paralelas que acompanham a mostra principal. É um conjunto de exposições que amplia a diversidade de olhares e traz novas vozes para o humor gráfico, aproximando o público de temas sociais, culturais e também de artistas locais. Queremos que a população participe, prestigie e perceba como o humor é capaz de provocar reflexão e transformar realidades”, ressalta Junior Kadeshi, coordenador do SIHP.

MAIS DO SALÃO – Amanhã, 29/08, outra exposição paralela será inaugurada em Piracicaba, na Agência Neurônio Adicional, ampliando ainda mais o olhar sobre a linguagem do humor gráfico. A mostra Jazz Spot Neurônio Adicional – JAZZenhhos, de Ricardo Soares, apresenta retratos em aquarela, lápis de cor e nanquim de 15 ícones do jazz internacional, com abertura às 15h e visitação, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Confira as exposições e os horários de visitação: https://piracicaba.sp.gov.br/noticias/52o-salao-internacional-de-humor-de-piracicaba-tera-14-mostras-paralelas/

SERVIÇO – Exposição Um Calhau no Salão. No Museu Prudente de Moraes (rua Santo Antônio, 641 – Centro). Quinta-feira, 28/08, às 19h. Visitação até 02/11, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h. Informações pelo telefone (19) 3422-3069. E Exposição 10 anos do Salão de Humor sobre Doação de Órgãos. Na Galeria Bauhaus (rua Governador Pedro de Toledo, 1225 – Alto). Visitação até 02/11, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Informações pelo telefone (19) 3422-3069.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.