Quando for possível e segura a abertura dos portões do Paraíso da Criança, os frequentadores do espaço público notarão a presença de novas e criativas atrações temáticas. Além de duas esculturas dos Minions – que recentemente foram esculpidas e já incorporadas à área de dois bebedouros, a mais nova intervenção realizada pela dupla de artistas que trabalha no local é a Casa de Doces, espaço ornado com pinturas e esculturas de pirulitos, chocolates, rosquinhas e bengalas açucaradas.

A exemplo das esculturas dos Minions Bob e Kelvin, os carismáticos personagens da animação Meu Malvado Favorito, a Casa de Doces foi produzida pelos artistas Rodrigo Zangirolami e Redley Alexandre Camargo.

“A Casa de Doces tem paredes que imitam waffles, cobertas por uma calda como se fosse um teto de chocolate derretendo, além de esculturas de grandes pirulitos, rosquinhas com calda, confetes e bengalinhas que foram coladas nas paredes”, explica Zangirolami. “Essas peças (doces) foram produzidas separadamente e depois acopladas à pintura”, acrescenta.

O chão da nova atração infantil também simula saborosa calda de chocolate esparramada. E para o entorno, os artistas também estão produzindo um ambiente de convívio. “Será uma mesa e alguns banquinhos na forma de cogumelos, para as crianças poderem se sentar e tomar um lanche”, antecipa o artista.

Também em breve, um terceiro bebedouro será decorado com esculturas temáticas de personagens do famoso game Super Mario Bros. Esta obra já está em execução.

Para a confecção da Casa de Doces, além da criatividade a dupla de artistas utilizou materiais como cimento, isopor, massa corrida e tinta.

“Quando a pandemia acabar e o Paraíso da Criança for reaberto, as esculturas dos Minions e a Casa de Doces serão novas opções de diversão e atração no local. As crianças verão novos brinquedos e outros que foram repaginados”, observa Zangirolami.

Obra foi produzida pelos artistas Rodrigo Zangirolami e Redley Alexandre Camargo

ZOO e PARAÍSO DA CRIANÇA – Apesar do complexo formado pelo Zoológico Municipal e pelo Paraíso da Criança estar temporariamente fechado, em razão das medidas de combate à pandemia do coronavírus (Covid-19), os serviços de manutenção, de trato dos animais e de melhorias dos dois espaços continuam sendo realizados internamente.

Desde o ano passado, a Prefeitura recuperou dois brinquedos que são símbolos do Paraíso da Criança. A baleia e o leão foram limpos e ganharam pintura nova. A baleia foi pintada de azul e branco e o leão, que data dos anos 1970, ganhou as cores laranja, amarela e vermelha.

O Paraíso da Criança tem cerca de 23 mil m², possui uma central de recreação e uma ilha de brinquedos para crianças entre três e seis anos, com balanço para inclusão, balanço duplo, cavalinho com mola, carro táxi com mola dupla, entre outros brinquedos.

O Zoológico Municipal de Piracicaba – que possui cerca de 340 animais, entre aves e mamíferos – vem passando por um processo de revitalização com foco na educação ambiental e no despertar lúdico de seus visitantes, com a construção de recintos temáticos.

Um dos recintos, o que abriga o tigre siberiano, possui cenários que remetem à Índia. Outro que faz menção ao Japão, ao Monte Fuji e templos nipônicos é a casa dos jabutis. Já o habitat do tigre de óculos são as florestas andinas, enquanto que duas cobras pitons vivem na chamada Biblioteca Submersa.