A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), inaugurou, na tarde de hoje, quarta-feira, 06/12, a Cozinha Experimental, um espaço localizado na sede da secretaria para promoção de capacitações gratuitas, visando a qualificação profissional, o fortalecimento dos produtos locais e a geração de emprego e renda.

A construção da Cozinha Experimental teve início no final de 2021 e foi instituída como política pública municipal em junho deste ano, pela lei 9.945/2023. A Sema recebeu o apoio e a colaboração de instituições parceiras do município para o desenvolvimento do projeto, como Etec, Fatec, Unimep, Esalq, Fatep, Sebrae, Sesc, agricultores e produtores de alimentos locais.

“Piracicaba está dando exemplo com a inauguração deste espaço. Por meio da cozinha será possível ajudar na qualificação e na agregação de valor a nossos produtos locais”, ressaltou o prefeito Luciano Almeida.

O produtor local de coalhadas artesanais Ricardo Zago, que participa do SIM (Serviço Municipal de Inspeção) e do Selapir (Selo Local de Alimentos de Piracicaba), esteve presente no evento e falou em nome dos produtores. “Este projeto, junto com os selos, vai dar mais visibilidade para nós, pequenos produtores. Agradeço muito por fazer parte dos programas da Sema”, disse.

Ângela de Fátima Correia, coordenadora do curso de Tecnologia em Alimentos da Fatec, representou as instituições parceiras da Sema em seu discurso na abertura. “Quero parabenizar a Sema pelo brilhante trabalho que vem desenvolvendo ao longo dessa gestão e por sempre chamar as instituições e produtores para participar. Ver programas como este acontecendo é gratificante e mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou.

No ano passado, a Cozinha Experimental foi contemplada para receber os recursos provenientes do programa Cozinhalimento, da SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo). O programa destinou R$ 40 mil para a Sema a fim de custear parte da compra dos equipamentos, como geladeira industrial, freezer, coifa, forno, entre outros.

Marco Guazi, diretor técnico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, representou o secretário estadual Guilherme Piai e o governador Tarcísio de Freitas. “A cozinha ficou maravilhosa e estamos felizes em ser colaboradores com o projeto Cozinhalimento”, disse.

De acordo com a secretária Nancy, já estão marcadas seis capacitações de técnicas culinárias a partir de janeiro na Cozinha Experimental. “Nossos cursos e treinamentos oferecidos gratuitamente são relacionados à alimentação adequada e saudável, à gastronomia e técnicas de produção de alimentos, direcionado a agricultores locais, permissionários dos Varejões Municipais, produtores de alimentos artesanais e demais públicos interessados”, explica.

Os cursos da Cozinha Experimental ainda poderão ser estendidos para merendeiras, professores da rede pública de ensino, agentes comunitários e profissionais de saúde, assistentes sociais e demais servidores públicos.

“Nossa proposta com a Cozinha Experimental é oferecer um espaço para soluções e alternativas, por meio de cursos e capacitações, principalmente ao pequeno e médio produtor rural, que auxiliem na sua profissionalização e na capacidade de agregarem valor aos alimentos artesanais e tradicionais de Piracicaba”, destaca Nancy.

Autoridades cortam a fita de inauguração da Cozinha Experimental da Sema
Cozinha Experimental foi inaugurada nesta quarta, na sede da Sema