O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) implantou e já utiliza seu novo Centro de Controle Operacional (CCO), que conta com mais tecnologias e funcionalidades, com o objetivo de melhorar e ampliar o monitoramento do abastecimento na cidade, o que facilita os serviços de correção com mais agilidade e instantaneidade. O prefeito Luciano Almeida visitou o espaço na manhã de hoje, 11/09.
De acordo com o chefe de Divisão de Operação do Semae, Tiago Gonçalves de Jesus, o ambiente foi revitalizado, do piso ao teto, recebeu computadores de última geração, cinco novas telas de comando e telemetria, sendo uma delas de 98 polegadas, na qual é possível monitorar e telecomandar toda a distribuição e captação de água do Semae, bombas, reservatórios, booster’s e válvulas.
“A implantação do CCO faz parte de um contrato que envolve outras 34 áreas que foram acrescidas ao sistema de telemetria existente. Hoje conseguimos ter a telemetria de reservatórios isolados normalmente em áreas rurais, o que ajuda muito a identificar anomalias na distribuição, rompimento de rede, entre outras situações, possibilitando enviar equipe já no momento da ocorrência”, contou. Dessa forma, o CCO também vai colaborar para o monitoramento de vazamentos, permitindo mais celeridade na resolução desses casos, o que, diretamente, impacta positivamente no controle de perdas d’água.
Além da implantação da nova sala, o Semae absorveu 14 reservatórios ao sistema de telemetria: Água Bonita, Alpes Suíços, Altos do Pau D’alhinho, Artemis, Engenho Central, Formigueiro, Glebas São Geraldo, Ibitiruna, Nova República, Recanto dos Pássaros, Santa Rosa, Taquaral, Vila Breda / Belém e Vila Rica.
Também foram modernizados os sistemas de telemetria com mais de 25 anos nas estações de captação 1 (rio Piracicaba) e 3 (rio Corumbataí) e na Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) Vila Rezende. Inclusive, as EEATs Marechal, Pauliceia e Dois Córregos também foram ampliadas, enquanto a EEAT Balbo/Artemis foi toda automatizada.
Jesus ainda explicou que o Centro de Controle Operacional funciona 24h, todos os dias, com quatro equipes que atuam em turnos.
“Com as mudanças, é possível, agora, ter um controle operacional de 100% das áreas de captação, reservação e distribuição de água na cidade de Piracicaba. Com isso, conseguimos identificar e tomar ações de imediato e reduzir o tempo de uma possível falta d’água. Hoje, por exemplo, conseguimos monitorar em tempo real o nível de reservatórios isolados em áreas rurais da cidade, locais esses sem infraestrutura de energia e, às vezes, de difícil acesso. A solução foi implantar sistema alimentado por energia solar e os dados transmitidos via GPRS, que é um sistema de telefonia celular”, explicou.