Palestrante de camisa branca e calça azul em palestra da Cipa
Ricardo Souza realizou palestra sobre Educação Financeira- foto- Justino Lucente

Com realização de palestras sobre educação financeira e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) foi encerrada hoje, quarta-feira, 4/10, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Administração. Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (Cipa), a Sipat realizada nos dias 2, 3 e 4/10, teve como tema O trabalho engrandece o homem, mas a segurança engrandece a vida e foi direcionada aos servidores públicos municipais.

O secretário de Administração, Eugênio Stipp, parabenizou os membros da Cipa pela organização do evento e disse que sua pasta terá como desafio consolidar o trabalho de segurança do servidor.

Membros da Cipa perfilados para foto.
Membros da Cipa junto com o secretário de Administração, Eugênio Stipp e o palestrante Fabrício Foster, ao centro- foto- Justino Lucente

No período da manhã os servidores assistiram à palestra sobre Educação Financeira, com Ricardo Souza, mestre e professor de finanças. Segundo ele a educação financeira é fundamental para todas as pessoas, pois a falta dela resulta em problemas financeiros que afetam desde a vida profissional, emocional, social e relacionamento.

“E o caminho passa por quatro passos: primeiro é entender qual é o problema da vida financeira, segundo é conhecer o próprio padrão de vida, terceiro, ter controle dos gastos e o quarto ponto é ser persistente em busca da melhoria financeira”, explicou.

À tarde o psicólogo Fabrício Foster abordou em sua palestra as infecções sexualmente transmissíveis, principalmente HIV, sífilis e hepatite viral e suas formas de transmissão, sinais, sintomas e métodos de prevenção “Cada uma dessas infecções apresentam sinais e sintomas diferentes e podem causar problemas graves, como esterilidade e maior chance de contrair câncer de útero e nos órgãos genitais. Por isso é importante que as pessoas procurem atendimento médico, oferecido gratuitamente pela rede municipal de saúde”, destacou.

Palestrante de camiseta azul segurando microfone.
O psicólogo Fabrício Foster abordou em sua palestra Infecções Sexualmente Transmissíveis ( ISTs)- foto- Justino Lucente.

ROTINA – A servidora Vanessa Piacentini, lotada na secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), assistiu a palesta sobre ISTs. Diz que as ações como a Sipat precisam ser rotineiras, por que contribuem para que os servidores tenham mais informações sobre as medidas de segurança e saúde que podem impactar a rotina de seu trabalho. “Quanto mais informações mais aptos estaremos para preservar não só a nossa segurança, mas também de nossos colegas e de nosso local de trabalho”, concluiu.

Moça de cabelos preso e de camisita azul durante a Sipat.
Servidora da Simap, Vanessa Piacentini– foto- Justino Lucente