O Procon de Piracicaba, com o apoio da Fundação Procon, de São Paulo, realizou hoje (25), o 1º Seminário de Defesa dos Direitos do Consumidor. O evento aconteceu no anfiteatro do Centro Cívico. Direitos dos consumidores em serviços financeiros em face da inadimplência e as mudanças de planos na telefonia fixa foram os temas abordados nas palestras. Estiveram presentes Barjas Negri, prefeito municipal, Sérgio Setten, diretor do Procon de Piracicaba, Milton Sérgio Bissoli, procurador geral do município, Robson Santos Campos, diretor institucional da Fundação Procon de São Paulo e Diógenes Donizete Silva, assistente técnico de diretoria da Fundação Procon de São Paulo.
Sérgio Setten, diretor do Procon municipal, abriu o evento falando da importância do Procon para a população e de como o órgão é respeitado na cidade. Setten explicou também porque os temas escolhidos para o seminário foram assuntos financeiros e mudança de plano na telefonia fixa. “São dois temas que lideram os números de reclamações no Procon de Piracicaba e no estado de São Paulo. Nosso objetivo é colaborar para que o consumidor conheça seus direitos e busque-os sempre que achar necessário.”, finalizou.
Robson Santos Campos, da Fundação Procon de São Paulo, elogiou a iniciativa de se realizar o seminário afirmando que este tipo de evento vem de encontro aos anseios da sociedade. “São assuntos verificados no dia-a-dia das reclamações registradas nos Procons de todo o estado.”, disse. Campos falou também da importância do prefeito Barjas Negri estar envolvido nos interesses da defesa do consumidor e espera que eventos como esse se repitam ao longo dos anos.
O procurador geral do município, Milton Sérgio Bissoli, também destacou a importância dos temas abordados já que a maioria das reclamações gira em torno desses dois assuntos. “São temas importantes porque falam de perto aos anseios da população. Espero que o seminário possa esclarecer as dúvidas dos consumidores.”, destacou.
O prefeito Barjas Negri encerrou a abertura falando da importância do evento e dos temas escolhidos já que as questões do sistema financeiro são complexas e levam o consumidor ao endividamento. “Espero que o seminário possa mostrar caminhos que ajudem a resolver este problema e que consiga contribuir e orientar na hora da escolha de um plano de telefonia fixa”, falou.
Os participantes que fizeram o cadastramento podem estar retirando a partir de amanhã, o certificado de participação do seminário na sede do Procon, das 8h30 às 16h30, na andar mesanino da Prefeitura, à rua Capitão Antônio Correa Barbosa, 2233.