Palestras atraem grande número de educadores à Jornada Pedagógica
As palestras realizadas na terça-feira na XI Jornada Pedagógica atraíram grande número de educadores. O anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação ficou lotado nos períodos da manhã, tarde e noite.
Todas as palestras realizadas durante a Jornada Pedagógica tiveram como tema norteador a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Na terça-feira, as palestras foram precedidas por apresentações culturais das crianças das escolas Professor Francisco Benedicto Libardi e Professor Fábio de Souza Maria.
Após as apresentações, a professora Maria Cecília Alvim de Camargo Penteado fez a palestra “As competências gerais da BNCC, com foco nos iniciais do Ensino Fundamental”. Segundo ela, a proposta é ajudar o professor a desenvolver as competências gerais da Base na prática pedagógica. “O texto da BNCC é bem teórico e a gente propõe uma conversa, um diálogo com os professores para mostrar uma forma de aplicar os conceitos em sala de aula”, disse.
A palestra da noite, na terça-feira, foi feita pela professora Cláudia Cristina Antila, que abordou o tema “Os desafios do transtorno do espectro autista”. Segundo a professora, a inclusão do tema relacionado ao autismo na Jornada Pedagógica é pertinente. “Sim, porque os níveis de diagnóstico estão aumentando. Nós sabemos que a prevalência das crianças autistas está um para cada 58 crianças então não tem como a rede educacional, seja pública ou privada, não deparar com crianças autistas em sala de aula. É um tema importantíssimo e desafiador”, explicou.

A palestrante Cláudia Cristina Antila abordou o transtorno do espectro autista
