Palestra trata de empoderamento de pais e mães em prol do aleitamento materno
Na foto: Cátia Elvira Ortiz Scarpari, do Departamento de Atenção Básica – Saúde Bucal, uma das organizadoras da Semana Municipal de Amamentação; Dr. Marcus Renato de Carvalho, palestrante; Dra. Rosana de Fátima Possobon, Coordenadora do Cepae – Centro de Pesquisas e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais; Dr. Pedro Mello, Secretário Municipal de Saúde; Tatiana Bonini, coordenadora de enfermagem da Atenção Básica, uma das organizadoras da Semana Municipal de Amamentação, e Dr. Francisco Haiter Neto, diretor da FOP-Unicamp.
Com auditório do anfiteatro da FOP-Unicamp lotado de profissionais da rede municipal de saúde, o médico pediatra Prof. Dr. Marcus Renato de Carvalho proferiu, na tarde de ontem (08/08), palestra sobre aleitamento materno, atividade que integra a Semana Municipal de Aleitamento Materno. O objetivo da palestra foi trazer informações ao público a fim de auxiliar na construção de uma rede de apoio ao aleitamento materno e de empoderamento das famílias. Com isso ele entende a rede de apoio à mãe, composta pelos familiares e amigos, por exemplo. O que requer a disseminação de informações sobre o assunto para toda a sociedade.
Marcus Renato de Carvalho é médico especialista em Medicina Preventiva e Social, Mestre em Saúde Pública e Docente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina – UFRJ. Especialista em Amamentação pelo Wellstart International Lactation Management e pelo International Board Certified Lactation Consultant. Co-coordenador do Curso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno Infantil da Maternidade Escola da UFRJ. Editor do Portal www.aleitamento.com e do livro "Amamentação – bases científicas". No portal, por sinal, é possível acompanhar as informações que embasaram a palestra.
Para encerrar a semana, nesta quinta-feira (08/08) acontece na Associação Paulista de Medicina (APM – Casa do Médico), às 18h30, um Simpósio organizado pela Unimed Piracicaba e direcionado a profissionais da saúde, para discussão de protocolos de manejo do aleitamento materno. Na mesa redonda estarão representantes das instituições municipais de saúde. Leia também: http://www.piracicaba.sp.gov.br/mamacao+reune+cerca+de+350+maes+e+gestantes+na+estacao+da+paulista.aspx
