O evento aconteceu no auditório do Museu da Água
O Conselho Municipal da Mulher, ligado à Secretaria municipal de Governo, em conjunto com o Comitê Municipal de Aleitamento Materno de Piracicaba, realizou na tarde de ontem, quinta-feira, 16/03, palestra que teve como tema Aleitamento Materno: Aquecendo a Rede de Apoio. O evento, que aconteceu no Museu da Água, faz parte das comemorações alusivas ao mês da mulher, celebrado durante o mês de março.
As palestrantes foram Andresa Mendes, presidente do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação, e Marcela Buoro, enfermeira coordenadora da Saúde da Mulher de Piracicaba e integrante do Comitê Municipal Materno. Após a palestra houve um momento cultural com a contadora de histórias Carmelina de Toledo Piza.
A contadora de histórias Carmelina de Toledo Piza
A presidente do Conselho da Mulher, Marilda Soares, afirmou que o tema do aleitamento materno é de extrema relevância para as mulheres, em particular, e para a sociedade em geral. "Em nosso município temos o Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, que prestam um relevante serviço, no sentido de informar e engajar as pessoas sobre o seu papel, fortalecendo a rede de apoio à amamentação, como também esclarecer sobre os vínculos entre a amamentação como parte de boa nutrição, com a segurança alimentar e a redução das desigualdades sociais e econômicas".
Marilda Soares, presidente do Conselho Municipal da Mulher, recepcionou o público presente
Marilda diz que as mulheres necessitam do apoio dos serviços de saúde, do ambiente de trabalho e da comunidade, para que possam amamentar de forma adequada e pelo tempo adequado. "Para tanto, é preciso ampliar o entendimento sobre o assunto e garantir políticas públicas e empresariais eficientes nesse sentido, especialmente porque a existência de condições para a amamentação e nutrição dos bebês faz toda a diferença quanto às suas condições de saúde, tanto na infância como ao longo da vida", frisou.
A palestrante Marcela Buoro afirmou que o tema da palestra abre espaço para discussões sobre a cultura da amamentação em nossa sociedade, sobre experiências de vida de cada nutriz (mulher que amamenta), das mulheres impossibilitadas de amamentar por diversos motivos, além da apresentação de conhecimentos técnicos científicos. "Amamentar vai muito além de apenas nutrir um bebê ou uma criança até ao menos 2 anos de idade. Homenagear a mulher no seu mês, ampliando o leque nos diversos espaços que ela ocupa na sociedade, em específico quando falamos de amamentação, aquece, pouco a pouco, a tão sonhada garantia dos diretos", pontuou.
Presenciaram o evento representantes do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), Conselho da Mulher Executiva do Simespi (Comesp), Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi); Sebrae; Secretarias Municipais de Educação e da Saúde; Esalq e Guarda Civil Municipal, por meio da Patrulha Maria da Penha, além de integrantes da sociedade civil.
Integrantes do Conselho da Mulher com Carmelina de Toledo Piza
CMM – O Conselho Municipal da Mulher tem a finalidade de promover a discussão e indicar à Secretaria Municipal de Governo, diretrizes para o planejamento e a implantação de programas e ações voltados ao atendimento das necessidades das mulheres, ampliação da igualdade de oportunidades, promoção da cidadania plena e a eliminação de todas as formas de discriminação.