Com apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e realização do Grupo de Apoio à Força Aérea Brasileira (GAFAB) e Aeroclube de Piracicaba, aconteceu no último sábado, no Aeroporto Comendador Pedro Morganti, no hangar do Aeroclube, a palestra "ELT – Sua vida por um BIP". O evento integra as atividades em Comemoração aos 70 anos do Aeroclube. Além da Prefeitura, a Tavola Balonismo e a Daesp – Aeroportos de São Paulo apoiaram o evento. A palestra, que foi ministrada pelos oficiais da divisão de busca e salvamento da Força Aérea Brasileira, Tenente Marco Aurélio de Oliveira Celoni, Sargento Sandro Heleno de Oliveira Pinheiro (ambos baseados em Curitiba) e Capitão Edison (do Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo)1 – Brasília), abordou a importância do equipamento ELT (Emergency Locator Transmitter) que todo avião ou embarcação que realize navegações é obrigado ter a bordo. Os oficiais mostraram durante suas falas casos de sucesso em salvamento proporcionados pelo uso deste equipamento nas aeronaves. Sem eles, como explica Pousa Neto, do Gafab, seria praticamente impossível ter um final feliz. O equipamento serve para informar com mais precisão o local de um acidente, facilitando a busca e o salvamento. O ELT emite um sinal após o impacto da aeronave e também pode ser acionado manualmente. Então satélites exclusivos para receber esse tipo de sinal os transmitem para os centros em solo informando o local do acidente com mais precisão. O sistema que o Brasil possui para essa operação é russo, chamado de COSPAS-SARSAT . Um pouco mais sobre o programa COSPAS-SARSAT * O COSPAS-SARSAT é um sistema internacional de busca e salvamento apoiado por satélites, desenvolvido e coordenado por Canadá, França, Estados Unidos e Rússia, que constituem o Segmento Espacial do Programa. Seu objetivo é reduzir o tempo de localização de aeronaves ou embarcações em grave ou iminente perigo, com diminuição dos custos das missões de busca e salvamento. O COSPAS-SARSAT está apoiado por constelações de satélites; por transmissores localizadores de emergência; por estações terrenas; centros de controle de missão; por uma sofisticada rede de transmissão de dados e telefonia; os quais possibilitam a cobertura do globo terrestre. Planejado originalmente para funcionar com quatro satélites, opera atualmente com seis em órbita polar, permitindo a cobertura total do globo terrestre. O BRASIL NO COSPAS SARSAT O Brasil, pela dimensão de sua área de responsabilidade para busca e salvamento (cerca de 22.000.000 Km2), tem no sistema COSPAS-SARSAT um importante aliado para o sucesso das suas missões. O Comando da Aeronáutica, por intermédio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) , Agência Nacional para o Programa, não mediu esforços para implantá-lo. Hoje o País já dispõe de uma das melhores e mais completas estruturas destinadas à operação e emprego do COSPAS-SARSAT. O Brasil participa do Programa como Segmento Provedor Terrestre, o mais alto grau operacional que um país pode alcançar, depois do segmento espacial. Para atingir tal posição foram instalados três estações terrenas (Manaus, Brasília e Recife) e um centro de controle de missão, o que coloca o Brasil em condições excepcionais, tendo sua capacidade operacional plena sido reconhecida mundialmente em 7 de julho de 1998. * Informações fornecidas pela GAFAB
Palestra no aeroclube abordou importância do equipamento ELT
Por Comunicação Social /
Publicado em 27/04/2010
Tempo de leitura:
5 minutos.