Na sexta-feira, 02/06, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), encerrou as atividades programadas para marcar o Dia Mundial de Combate ao Fumo, celebrado em 31 de maio. Ao longo dos últimos 30 dias, foram realizadas capacitações para os profissionais de saúde – com mais de 150 profissionais – e intensificado ações contra o tabagismo, principalmente, nas 35 unidades credenciados ao Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), programa vinculado ao governo do Estado de São Paulo.

Palestra no centro cívico reuniu cerca de 40 servidores públicos

A atividade de encerramento aconteceu com apoio do SESMT (Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho), vinculado à Secretaria de Administração, por meio da palestra aos servidores públicos com o tema Tabagismo: precismos falar sobre este assunto, com a cardiologista Juliana Previtalli. Cerca de 40 pessoas participaram da palestra que teve a participação do prefeito Luciano Almeida. "Fui fumante por cerca de 30 anos e deixei o cigarro há algum tempo e minha saúde melhorou muito depois disso. Apoio todas as iniciativas que incentivem a população a abandonar o tabagismo e todas as ações realizadas ao longo deste mês de maio foram muito importantes para esse trabalho. Parabéns a todas as equipes", disse.

Prefeito Luciano Almeida participou da palestra e deu seu depoimento como ex-tabagista

Para Renata Farah Ramos, técnica em Segurança do Trabalho do SESMT, a atividade da última sexta-feira foi muito importante. "O SESMT é o setor que cuida da saúde do trabalhador e nada melhor do que apresentar os benefícios de uma vida sem tabagismo, assim como dados que impactam na vida e na saúde das pessoas que fumam, principalmente aqueles que convivem com fumantes, além de mostrar os caminhos que a rede pública oferece para aqueles que decidem parar de fumar", enfatizou.

Conforme explicou a enfermeira e apoiadora do DAB, Elaine Regina Defavari, nas capacitações participaram médicos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e servidores que atuam no Consultório de Rua e no PAD (Programa de Assistência Domiciliar) da rede SUS. "As equipes da USF Jardim Vitória e USF Serra Verde compartilharam as ações desenvolvidas junto aos grupos de tabagismo no território e estão de parabéns por terem feito três pacientes deixarem de fumar e estar com mais um em processo de abandono do tabaco", disse.

Na USF Jardim Vitória, o dentista da unidade, Victor Trassi Fernandes de Souza, realizou atendimento voltado a prevenção do câncer bucal

Além disso, ainda na última semana, na USF Jardim Vitória, o dentista da unidade, Victor Trassi Fernandes de Souza, realizou atendimento voltado a prevenção do câncer bucal aos pacientes da unidade. "É uma satisfação ver tantos atores engajados nessa luta contra o tabagismo", destacou.